09 de maio, de 2021 | 08:00

Jovem do bairro Iguaçu é aprovada em universidade federal de Medicina

Álbum pessoal
Cleany Vitória da Silva, de 18 anos, é moradora do bairro Iguaçu, em IpatingaCleany Vitória da Silva, de 18 anos, é moradora do bairro Iguaçu, em Ipatinga
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
Cleany Vitória da Silva, de 18 anos, alcançou o primeiro lugar na ampla concorrência para Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Diamantina. De família simples, a moradora do bairro Iguaçu, em Ipatinga, conversou com a reportagem do Diário do Aço, falou sobre sua estratégia para a aprovação e adiantou que o início das aulas está programado para o mês de outubro.

A jovem explica que foi sua primeira tentativa numa federal. Ela havia feito o Enem de 2019 como “treineira” e que em 2020 fez seu primeiro exame oficial, por assim dizer. “Nem sempre sonhei em ser médica. Minha primeira profissão dos sonhos foi, na verdade, biologia marinha, porque eu era encantada por golfinhos (embora nunca tivesse visto um pessoalmente). Enquanto crescia, cogitei Letras e até a área de Exatas. Mas mesmo tendo bastante afinidade com matemática (fui medalhista de ouro da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - em 2017 e sou técnica em Mecânica), eu não consegui superar a minha fascinação pela Biologia, dessa vez pelas pessoas. Então, no meu último ano, quando eu tive realmente que escolher o que eu seguiria, eu senti que a Medicina seria o certo para mim”, revela.

Estratégia

A estudante acredita que o mais importante para a sua aprovação foi a persistência em estudar. Conforme Cleany, 2020 foi um ano muito difícil, em vários aspectos, principalmente emocionais. “No isolamento social, além de me comprometer com minhas aulas on-line do terceiro ano, eu estudava sozinha em casa para o Enem. Nesse sentido, a internet foi minha maior companheira, principalmente pelas provas antigas do exame, com as quais eu treinava. Eu fazia muitos resumos, mas dedicava um tempo similar para resolver exercícios e, assim, me habituar à prova e conferir se eu estava absorvendo a matéria adequadamente”, pontua.

Ao longo de sua vida, a jovem estudante passou por escolas públicas (Escola Municipal do Game e Escola Estadual Doutor Ovídio de Andrade, ambas em Ipatinga) e escolas privadas (Escola Érico Veríssimo e Sesi, ambas também em Ipatinga e com bolsa de 100%). “Minha família não teria condições de pagar a faculdade particular. A minha passagem por escolas privadas no ensino fundamental e no médio foi justamente porque eu tinha bolsa total”, afirma.

Dica

Para os estudantes, a dica da futura aluna de Medicina é autoconhecimento. “Nem tudo o que funciona para alguém vai funcionar para você. Então, o primeiro passo é entender como você aprende e a partir disso desenvolver seus métodos de estudo, seu cronograma, etc. Enquanto eu estudava, algumas pessoas diziam que fazer resumos era perda de tempo, mas para mim funcionava muito bem, por exemplo”, exemplifica.

Além disso, acrescenta, é importante ter em mente os objetivos, e tentar tornar o processo de aprendizado o mais agradável possível. “Enxergar seus erros como oportunidades de aprender em vez de enxergá-los como inimigos, muda tudo; evitar deixar erros passarem sem resposta; treinar muito; entender o que você está fazendo e, muito importante, aprender matemática básica. Uma boa nota em matemática, bem como uma boa redação, pode fazer toda a diferença”, aconselha.

Não desistir jamais

Por fim, Cleany alerta que os estudantes podem se questionar. “Tudo bem ficar desanimado. Tudo bem duvidar. O processo não é fácil, as dúvidas são muitas, a pressão é grande, as condições às vezes não são favoráveis. Mas desistir não é a solução. Confie em você, dê o seu melhor, busque sempre mais. Dias melhores virão”, assegura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Simone

09 de maio, 2021 | 19:00

“Parabéns, isso prova que a oportunidade é dada a todos mas não são todos que aproveitam que Deus te abençoe nessa jornada e inspire outros jovens, sonho com essa oportunidade pra minha filha ela tem 6 anos mas todos os dias peço a Deus para capacita-la para uma Federal.”

Roberto

09 de maio, 2021 | 14:40

“Parabéns. sucesso. A sua viitória representa a esperança em um Brasil mais justo e democrática..”

Antonio Dimas Guedes Otoni

09 de maio, 2021 | 12:16

“Querer é poder, parabéns, você é um bom exemplo.”

?rica

09 de maio, 2021 | 10:12

“Parabéns!!! Que Deus abençoe seus caminhos !”

Gildázio Garcia Vitor

09 de maio, 2021 | 10:05

“Parabéns aos familiares/responsáveis dessa Pedra Preciosa, que, tenho certeza, valorizam a Educação e os Professores. Parabéns garota! Que você continue inventando um chão onde os teus sonhos e os da sua família irão florescer.”

Geraldo Eustaquio Ribeiro

09 de maio, 2021 | 08:46

“Parabéns, sucesso nessa nova caminhada. Deus te abencõe!”

Envie seu Comentário