07 de maio, de 2021 | 17:31

'Circuito Comunidade' homenageia as mulheres e as mães de Ipatinga

Mais de 33 mil pessoas já foram alcançadas com as atrações culturais itinerantes desde que o programa foi lançado, em maio de 2020

Divulgação
A iniciativa foi lançada no ano passado e já alcançou mais de 33 mil pessoasA iniciativa foi lançada no ano passado e já alcançou mais de 33 mil pessoas

O “Circuito Comunidade - Especial Dia das Mães” marca o primeiro ano de lançamento do programa em Ipatinga. Realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação teve início em maio de 2020 como alternativa para levar atrações culturais e alegria até as casas das pessoas, em função da pandemia, pelas ruas das comunidades onde a Usiminas atua. A iniciativa já alcançou mais de 33 mil pessoas, arrecadou 1 tonelada de alimentos não perecíveis, doados a entidades do Vale do Aço, e distribuiu mais de 6 mil mudas de árvores onde o projeto foi realizado.

Neste próximo domingo (9/5), das 9h às 11h, o Circuito Comunidade vai homenagear as mulheres e as mães de Ipatinga com o “Sarau Itinerante - Poesia em Casa”. Os atores Luzia di Rezende e Marrione Warley vão circular a bordo do minitrio elétrico pelos bairros Caçula e Jardim Panorama, declamando poesias sobre as mães, as mulheres, o cuidado, o amor, a saudade e a esperança. A ação destaca um dos objetivos norteadores das atividades do Instituto Usiminas, que é a diversidade, promovendo a valorização da mulher e a busca pela igualdade de gênero. 

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Circuito Comunidade do mês de maio tem um significado especial. “Lembramos com emoção da nossa primeira atração com o minitrio elétrico circulando por Ipatinga, permitindo alcançar o nosso público com cultura e arte, com segurança e, ainda, homenageando as mães. Queremos, mais uma vez, abraçar as mães de Ipatinga, tornando a data mais especial, mesmo neste momento ainda bastante delicado”, comenta Penélope.
 
Homenagem virtual

Pelas redes sociais, o Instituto Usiminas exibiu o conteúdo musical “Homenagem às mulheres, com Nega Agna”, nesta sexta-feira (7). Em vídeo, a cantora e atriz mineira apresentou canções compostas por mulheres importantes no cenário da música nacional e internacional, como Elis Regina, Marisa Monte, Nina Simone, entre outras. A proposta de Nega Agna é enfatizar a história e a força da mulher no meio musical. O conteúdo está disponibilizado pelo Instagram (@institutousiminas) e pelo Facebook do Instituto Usiminas (facebook/InstitutoUsiminas).

Divulgação
A atração musical alegrou os residentes e moradores da vizinhança da entidadeA atração musical alegrou os residentes e moradores da vizinhança da entidade
Música para os residentes do Lar Divina Providência

Os 28 residentes do Lar Divina Providência São Vicente de Paulo, localizado no bairro Iguaçu, amanheceram ao som do “Circuito Comunidade”, nesta última quinta-feira (6). Comandada pelo músico Hyuri Luna e pelo sanfoneiro Lúcio Mariano, a apresentação “Seresta Sertanejos Românticos” encantou também a diretoria da entidade e os moradores da vizinhança. A ação é uma realização do Instituto Usiminas e havia sido programada para março, quando as edições destinadas às casas de acolhimento de Ipatinga foram remarcadas em função dos critérios de prevenção à covid-19 exigidos pela Onda Roxa do programa Minas Consciente. O Circuito Comunidade tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário