07 de maio, de 2021 | 17:03

Vacinação: governo de Ipatinga inicia cadastramento de pessoas com comorbidades

Divulgação
O atendimento a estes grupos começa na terça-feira e só serão vacinados aqueles que realizarem o cadastro O atendimento a estes grupos começa na terça-feira e só serão vacinados aqueles que realizarem o cadastro

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que deu início nesta sexta-feira (7) ao cadastramento das gestantes e puérperas (com até 45 dias após a data do parto) e, também, pessoas com comorbidades e deficiência permanente com idades de 18 a 59 anos, para cumprimento de nova etapa de vacinação contra a covid-19 no município.

O atendimento a estes grupos começa na terça-feira (11) e só serão vacinadas as pessoas que realizarem o cadastro e que estão inseridas no cadastro do Sistema Sanitas. Para preencher o formulário basta acessar no site da prefeitura o endereço eletrônico www.grupoprioritario.ipatinga.mg.gov.br. As pessoas com comorbidades e que têm acima de 60 anos já estão sendo contempladas na priorização por faixa etária, detalha a pasta.

Para ser imunizado, além de realizar o cadastro será necessário reunir e apresentar os documentos para comprovar a condição (exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica) e ficar atento ao calendário. A vacinação ocorrerá em duas fases, seguindo orientação do Ministério da Saúde e conforme a disponibilização de doses pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Após o cadastro, basta aguardar o contato do Agente de Saúde. Os atendimentos continuam sendo feitos com horário agendado, para evitar aglomeração.

Na fase I

Serão vacinadas proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado: Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade; Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; Pessoas com deficiência permanente e que sejam beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

Na fase II

Serão vacinadas proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos: Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC); Gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes.


Doenças incluídas no grupo de comorbidades, de acordo com o Ministério da Saúde



Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;

Insuficiência Cardíaca;

Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-Infarto Agudo do Miocárdio, outras);

Valvopatias;

Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênitas no adulto;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos (transplantados, pessoas vivendo com HIV que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas);

Hemoglobinopatias graves;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down;

Cirrose hepática.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigues

14 de maio, 2021 | 15:22

“Percebo que o jornal Diário do Aço não está dando importância aos infectados e falecidos pelo covid em nossa cidade.
Pois a vários dias,as manchetes relacionadas a esta doença tem ficado em terceiro plano.
Quando não publicam.
Será que tem algum dedo de políticos que desejam que a população esqueça dos números e acabem se infectando?
Parece que a nossa cidade está sendo governada por outro miliciano ,que se alguém pisar no seu calo,ele vai correndo pra Brasília lamber as botas do miliciano/genocida.”

Hermes Bicalho da Silva

08 de maio, 2021 | 22:04

“Sou ipertenso e tenho obsidade”

Antônio Carlos da Cruz

08 de maio, 2021 | 19:06

“Quero fazer o cadastro.tenho hipertensão e diabetes.Como faço para realizar o cadastro.”

Gildázio Garcia Vitor

07 de maio, 2021 | 19:03

“Tomei a primeira dose hoje às 17h30min, no posto de saúde do Bethânia, onde fui muito bem atendido pela equipe responsável, que está de parabéns pela organização e respeito com todos.”

Silvani Gonçalves Santana

07 de maio, 2021 | 18:42

“Hipertensão Arterial”

Envie seu Comentário