Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de maio, de 2021 | 17:46

Biblioteca de Ipatinga completa 55 anos de serviços culturais

Divulgação
A unidade completa 55 anos e mantém acervo de livros para empréstimos gratuitos à comunidadeA unidade completa 55 anos e mantém acervo de livros para empréstimos gratuitos à comunidade

A Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, de Ipatinga, completa 55 anos no próximo domingo (9). A unidade, criada pela Lei nº 12, de 9 de maio de 1966, é a mais antiga do gênero e a primeira a prestar serviços culturais na cidade. Em razão das normativas do decreto que regulamenta os protocolos de combate à covid-19 no município, não haverá comemorações presenciais.

Mas, para marcar o aniversário, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) anuncia que as pessoas que comparecerem à unidade durante este mês serão contempladas gratuitamente com um áudio-livro, além de poderem usufruir de diversos serviços. Atualmente, a Biblioteca Pública de Ipatinga conta com laboratório de informática para pesquisas; acesso à plataforma e ao acervo digital Toca-Livros por meio do site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br); cursos de formação profissional nas áreas de tecnologia, educação, gestão e cultura, em parceria com a instituição Recode; exposição em galeria de arte e mais de 50 mil livros para empréstimos gratuitos

Acervo digital

O acervo da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares é formado por obras literárias, enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos, obras que englobam diversas áreas do conhecimento como Exatas, Ciências Humanas, Artes, História, Filosofia, Ciências Sociais, entre outras.

Também estão disponibilizados para a população exemplares de escritores regionais, literatura em braile, uma seção especial com livros infantis (Gibiteca), obras estrangeiras e alguns periódicos. Ao todo, o acervo contabiliza cerca de 50 mil livros, a grande maioria proveniente de doações realizadas pela população. De acordo com dados fornecidos pela Semcel, a Biblioteca Municipal possui hoje cerca de 10 mil usuários cadastrados e um fluxo de frequentadores da ordem de 1.000 empréstimos de livros por mês.

O público atendido é bastante diversificado, desde crianças até idosos, com predominância de pessoas de baixa renda. Dessa forma, segundo a Semcel, a biblioteca cumpre importante política de acessibilidade à formação cultural e educacional. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem os serviços gratuitos prestados pela Biblioteca Pública de Ipatinga, que podem ser acessados por intermédio do site da prefeitura.

Como se tornar sócio

O diretor de Cultura da Prefeitura de Ipatiga, Gledson Pagung, faz um chamamento para que as pessoas possam conhecer os serviços ofertados pela biblioteca e explica como se associar: “Para ser sócio, o leitor deve preencher alguns requisitos, como ser residente em Ipatinga, Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Também é preciso comprovante de residência, documento de identidade e uma foto 3x4. Quem desejar obter o empréstimo domiciliar precisa fazer a carteirinha de sócio”, ressalta. O prazo de empréstimo dos livros é 14 dias, e o cadastramento é simples e rápido.

O prédio que hoje acomoda a Biblioteca Zumbi dos Palmares está em reforma e irá acolher o Centro Cultural Municipal de Ipatinga, de acordo com a Semcel “para valorizar a cultura local e ampliar os atendimentos à comunidade”. No local, que já está sendo estruturado para a nova finalidade, estarão reunidas três importantes unidades de formação artística e fruição cultural. Além da própria biblioteca, o edifício abrigará a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) e a Escola Municipal de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado – (Escola TOM).

A Biblioteca Municipal de Ipatinga fica localizada na rua Mariana, 119 – Centro. O horário de funcionamento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

06 de maio, 2021 | 20:20

“Em tempos de terraplanismos e de negação das Ciências, nunca é tarde para relembrar Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens ( e mulheres ) e Livros". Parabéns Biblioteca Zumbi dos Palmares e seus sócios e frenquentadores.”

Envie seu Comentário