CADERNO IPATINGA 2024

06 de maio, de 2021 | 17:34

Liga dos Campeões terá terceira final inglesa da história

Divulgação Manchester City
Chelsea e Manchester City disputam o título no dia 29 de maioChelsea e Manchester City disputam o título no dia 29 de maio

O torneio de clubes mais importante da Europa termina no dia 29 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. A disputa será entre Manchester City e Chelsea, a partir das 16h. A equipe de Manchester, comandada por Pep Guardiola, busca seu primeiro título, enquanto o time de Londres, treinado por Thomas Tuchel, está em busca do bicampeonato.

Essa é a terceira vez que equipes da Inglaterra disputam o título. A primeira foi na temporada 2007/2008, com Manchester United x Chelsea e em 2018/2019, com Liverpool x Tottenham. Nas duas ocasiões, o mandante sagrou-se campeão.

Esta final também será a oitava com dois representantes do mesmo país. Além das três finais inglesas, também houve finais espanholas: Real Madrid 3 x 0 Valência (1999/2000); Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid (2013/2014) e Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (2015/2016). Final italiana: Milan 0 x 0 Juventus (2002/2003). E final alemã: Bayern de Munique 2 x 1 Borússia Dortmund (2012/2013).

Outra curiosidade desta decisão é referente ao alemão Thomas Tuchel, primeiro técnico a chegar à final da Liga dos Campeões duas vezes seguidas com clubes diferentes. Na temporada passada, ele comandava o PSG, que perdeu para o Bayern de Munique; agora, ele tenta conquistar o título com o Chelsea.

Sonho do título

O City jamais chegou a uma decisão da Liga. Esse ineditismo faz com que a equipe seja a 42º diferente a chegar à final. A melhor classificação do City tinha sido na temporada 2015/2016, quando foi eliminado pelo Real Madrid na semifinal, clube que na sequência conquistou o troféu. Além desse resultado, o máximo que o time de Manchester conseguiu com Guardiola foi cair três vezes nas quartas de final.

Mais experiente, o Chelsea chega pela terceira vez à decisão. Na primeira, ficou com o vice quando perdeu para o United e conquistou o título inédito na temporada 2011/2012, ao bater o Bayern de Munique.

Campanhas

Na fase de grupos, o líder City deixou para trás Porto, Olympiacos e Olympique de Marselha. No mata-mata, despachou Borússia Mönchengladbach, Borússia Dortmund e, mais recentemente, o PSG, na semifinal. Ao longo do torneio, o City disputou 12 jogos, venceu 11 e empatou um. Foram 25 gols marcados e quatro sofridos.

O Chelsea também foi líder de seu grupo, superando Sevilla, Krasnodar e Rennes. No mata-mata, bateu Atlético de Madrid, Porto e Real Madrid, na semifinal. A campanha do time londrino tem 12 jogos, oito vitórias, três empates e uma derrota. Foram 22 gols feitos e quatro sofridos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário