06 de maio, de 2021 | 16:26

Administração de Fabriciano implanta telefonia digital

Divulgação
Novo sistema vai permitir economia de até R$ 240 mil por ano, explica governo municipalNovo sistema vai permitir economia de até R$ 240 mil por ano, explica governo municipal

O governo de Coronel Fabriciano informa que implantou, em todos os setores da prefeitura, a telefonia digital em substituição à analógica. A mudança tem como propósito modernizar a estrutura administrativa, tornando mais eficiente e econômico os serviços públicos prestados ao cidadão. A administração destaca que a prefeitura é a primeira do Vale do Aço e do Colar Metropolitano a adotar o serviço.

A iniciativa vai permitir uma redução de mais 70% na “conta de telefone”. No sistema analógico, se gastava em média R$ 28 mil por mês; agora, as despesas não passarão de R$ 8 mil mensais, correspondendo a uma economia de R$ 240 mil por ano. Isso é possível porque o novo sistema usa apenas internet para realizar as chamadas telefônicas (antigos pulsos), portanto, sem diferença entre ligação local, ramais ou interurbano, explica o governo.

A tecnologia é VoIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre Protocolo de Internet. Ela transforma sinais analógicos de áudio em dados digitais, que, então, podem ser transmitidos por meio da rede. É o mesmo recurso usado nas chamadas Skype, Facebook e WhatsApp.

Conforme o secretário de Governança de Gestão e Transparência, José Márcio Gomes Pereira, o projeto está alinhado ao plano de modernização da administração municipal: “A economia gerada por este projeto será diretamente revertida à sociedade, ou seja, estamos gastando menos com a manutenção da máquina pública, para investir mais no cidadão”.

O gerente de Tecnologia da Informação Marcos Henrique Silva Bento, explica detalhes técnicos do projeto: “Os telefones por IP trabalham com voz de alta definição, por isso as chamadas têm maior qualidade; permite programar autoatendimento e recepcionista digital; possibilita gravação de ligações; reduz o número de ligações perdidas. Em linhas gerais, vai garantir mais agilidade, qualidade e eficiência no atendimento telefônico para o cidadão”, explica.

Central de atendimento

O novo modelo conta ainda com uma central de atendimento que recebe ligações relativas a solicitações de serviços, pedidos de informação, denúncias e reclamações encaminhadas à prefeitura por meio de telefone fixo e celular. O telefone geral da prefeitura é 3406-7335. No total, estão sendo instalados cerca de 300 ramais, dentre telefones de serviços de atendimento ao público e interno, com números compreendidos entre (31) 3406-7335 ao 3406-7634.
O serviço será prestado pela operadora Vivo, vencedora da licitação por menor preço.

Telefones úteis

Com a migração para o sistema digital, toda a grade de números da prefeitura está sendo alterada. Os novos telefones podem ser consultados no site institucional, link prefeitura/telefones e endereços. Os números estão organizados por secretarias (dentro da “caixa” estrutura organizacional). No link também é possível consultar endereços e horários de funcionamento dos setores de atendimento à população.

Ao longo da semana, a administração municipal vai reforçar a divulgação dos novos telefones nas mídias sociais oficiais (Facebook e Instagram).
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