CADERNO IPATINGA 2024

05 de maio, de 2021 | 17:14

Iepha começa cadastro de congados em Minas

Arquivo DA
Os grupos de Congados serão reconhecidos patrimônio cultural imaterial de MinasOs grupos de Congados serão reconhecidos patrimônio cultural imaterial de Minas

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) já está fazendo o trabalho de pesquisa para reconhecimento dos grupos de reinados e congados de Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do estado. A ação também tem como objetivo atender desejo das comunidades congadeiras, prefeituras, pesquisadores e associação da sociedade civil.

A pesquisa começa pelo cadastramento, por meio de formulário disponível desde terça-feira (4/5), no site do Iepha (www.iepha.mg.gov.br). O cadastro permanecerá constantemente aberto, mas, para fins de pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural, serão considerados os formulários preenchidos pelas prefeituras até dia 31/12/2021.

“Identificar e mapear os grupos de congados e reinados de Minas Gerais é, sobretudo, uma forma de manter vivo esse valioso patrimônio cultural imaterial que o estado guarda. A ação vai nos permitir preservar e difundir histórias, memórias, saberes tradicionais e rituais que são transmitidos de geração em geração e tornam a cultura mineira tão diversa”, informa a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Tradição

O Reinado ou Congado é uma manifestação religiosa afro-brasileira datada do início no século 17, com origens nos ritos de coroação dos reis negros e africanos, que foram ressignificados no Brasil. A celebração, desde o princípio, está vinculada aos festejos das irmandades religiosas, principalmente negras, como as de Nossa Senhora do Rosário.

A manifestação cultural está tradicionalmente enraizada na cultura mineira e possui uma diversidade de matrizes, denominação de grupos, formas de expressão e ritos que estão no processo de reconhecimento como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário