05 de maio, de 2021 | 10:00

''Comércio não é responsável pelo avanço da covid'', afirma prefeito de Timóteo

Anderson Figueiredo
Douglas Willkys destacou que a população precisa manter as medidas preventivas, como uso de máscara Douglas Willkys destacou que a população precisa manter as medidas preventivas, como uso de máscara

Com o intuito de tentar conter a transmissão do coronavírus (Sars-CoV-2), uma medida utilizada por muitos prefeitos e governadores foi fechar o comércio não essencial. Em entrevista à imprensa, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), afirmou que o comércio não é responsável pelo avanço da covid-19 e avaliou a situação epidemiológico de seu município.

Conforme o prefeito, a população precisa entender a importância de manter as medidas preventivas para evitar que a situação epidemiológica do município tenha um regresso. “O povo tem que entender que é preciso usar máscara. É preciso ter responsabilidade, principalmente fora do horário de trabalho, ou seja, nos momentos de lazer. Muitas vezes coloca-se a culpa no comércio, mas tenho plena convicção que o comércio não é responsável pelo avanço dos índices. Convivemos um longo período com o comércio funcionando e as pessoas tendo a condição de serem atendidas em nossa estrutura hospitalar, que estava dando conta”, afirmou.

Responsabilidade

Segundo o prefeito, quando chegou o período de fim do ano, como Natal e Ano-Novo, e depois carnaval, tendo feriados prolongados, houve uma piora nos números da covid-19. “Quando houve a junção de famílias nessas datas comemorativas é que a coisa começou a sair fora de controle e chegou até onde nós presenciamos nos últimos dias. Resumindo tudo. Precisamos muito ter responsabilidade e, independente de qual situação estivermos vivenciando, ou quais sejam as regras de cada decreto, o povo tem que colaborar, senão não há estrutura de saúde que dê conta”, destacou.

Melhora nos índices

Na entrevista, Douglas Willkys afirmou que nos últimos dias houve uma melhora expressiva dos índices relacionados à covid-19, conforme os próprios dados divulgados pelo governo do estado. “Falando do dia a dia, da prática mesmo, nós chegamos a ter 33 pessoas dentro da nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sendo atendidas sem a devida estrutura. Elas não ficaram sem atendimento, mas o correto é que tivessem dentro de um hospital, em um leito de enfermaria ou UTI. Já hoje essa situação não persiste mais. Posso falar que não tem ninguém com covid aguardando atendimento na nossa cidade”, destacou.

“Não podemos relaxar”

O chefe do Executivo também ressaltou que todos os munícipes que precisam de atendimento são recebidos no sistema de saúde de Timóteo, passam pela triagem e são encaminhados diretamente para atendimento médico. “Esse é o sinal mais claro que a situação se estabilizou e se normalizou. O que não podemos de forma alguma é relaxar e achar que a situação está controlada, porque de fato, é uma linha muito tênue, e isso só vai ser corrigido com a vacinação”, afirmou.

Imunização

Conforme o prefeito, Timóteo é uma das cidades que já tem uma grande quantidade de pessoas vacinadas. O boletim epidemiológico do governo estadual, divulgado nesta terça-feira (4), aponta que 20.441 doses já foram aplicadas em Timóteo. “Estamos organizando a vacinação tanto nos locais fixos como também nos pontos móveis para que as pessoas tenham a possibilidade de ir em seus veículos para receberem a vacina, ou seja, tudo sendo feito com a maior organização possível. Estamos incentivando também a segunda dose. Algumas pessoas estão deixando passar a data, isso não é interessante, muito pelo contrário. Aproveito para chamar todas as famílias a observarem se seu idoso parente, que já tomou a primeira dose, se já está na hora de tomar a segunda, para que se tenha a eficiência máxima da vacina”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Renato

05 de maio, 2021 | 18:09

“A MAIORIA BARES NÃO ESTÃO COM O MÍNIMO DE PROTOCOLO. INFELIZMENTE NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO NÉ SR. PREFEITO. É SÓ DAR UMA VOLTA NA CIDADE.”

Jorge

05 de maio, 2021 | 13:28

“O Sr prefeito de Timóteo as escolas são responsáveis pelo avanço da covid-19,pois estão fechadas.”

Envie seu Comentário