04 de maio, de 2021 | 09:00
Municípios aguardam doses para vacinação de gestantes e puérperas
Após o Ministério da Saúde incluir gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, os municípios da região aguardam o andamento da distribuição de doses para tal. Nesta segunda-feira (3), as vacinas da Pfizer/BioNTech começaram a ser distribuídas, após pedido de estados e municípios que solicitaram mais tempo para organizar o armazenamento do imunizante. Mas estas serão destinadas somente para capitais, por ora.
No total, a pasta recebeu 1 milhão de doses na última quinta-feira (29/4). Nesta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.
De acordo com o 15° informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a vacina da Pfizer está sendo destinada para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros. O Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra”, aponta texto do Ministério da Saúde.
Alguns locais já iniciaram a imunização de grávidas, como João Pessoa (Paraíba), no último fim de semana. No estado do Paraná também há previsão de que a vacinação de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, grávidas e puérperas, aconteça nos próximos dias.
Vale do Aço
Por meio de nota, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso informou que a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de nova remessa de vacinas contra a covid-19 ao município, prevista para esta quarta-feira (5/5), para saber se haverá inclusão de novo grupo prioritário na campanha de imunização. A Superintendência Regional de Saúde (SRS), ao fazer o envio de um lote de vacina, disponibiliza também a Nota Técnica que informa qual grupo prioritário deve receber os imunizantes”.
Em Timóteo a assessoria informou que o planejamento é interno. O que depende do governo federal é o envio das doses. Ou seja, depende do estoque de vacinas e das novas remessas que chegaram. Timóteo optou por guardar a segunda dose para não faltar vacina para aqueles que receberam a primeira”, destaca.
A da Secretaria de Saúde de Ipatinga destaca que está seguindo rigorosamente o cronograma de vacinação do Governo do Estado. Nesta terça-feira (4) chegam ao município novas doses de vacinas destinadas à faixa etária de 60 e 61 anos. A estimativa de conclusão do atendimento a este grupo é até sexta-feira (7).
O próximo grupo a ser assistido seguirá critérios de priorização para vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas. Em relação à vacinação do grupo de gestantes, todas serão atendidas no momento em que iniciar a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades. No entanto, haverá uma divisão entre gestantes com comorbidades (que serão atendidas primeiro) e gestantes sem comorbidades”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]