03 de maio, de 2021 | 14:44

3º Seminário de Educação do Unileste debate obra de Paulo Freire

A “Atualidade do Pensamento de Paulo Freire” é tema do 3º Seminário de Educação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). O evento on-line ocorre nesta terça-feira (4), a partir das 19h30, no YouTube, na página Eventos Unileste. A programação é gratuita e aberta ao público.

A iniciativa tem como objetivo debater as práticas educativas essenciais para uma formação crítica e emancipadora, cada vez mais importante para a formação profissional e humana. O debate será proposto a partir da obra “Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas” de Paulo Freire – educador, escritor e filósofo pernambucano que completaria 100 anos de vida em 2021.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestra Maria Aparecida de Souza Silva, o seminário é uma forma de referendar a defesa por uma educação que estimula o pensamento crítico. “Realizar um evento com essa magnitude nos tempos atuais significa nos posicionar, como educadores progressistas, em defesa de uma formação acadêmica sustentada em valores e princípios éticos, que coloca a pessoa humana como centro do nosso trabalho educativo. Assim Paulo Freire nos ensinou até aqui. Que continuemos aprendendo e ensinando a partir de sua experiência e seu legado”, afirma.

Para comentar sobre a obra, relacionando-a com o tempo histórico atual e os desafios e possibilidades de mudança com a participação da educação, o encontro terá como convidada a Dra. Sônia Couto Souza Feitosa, mestra e doutora em educação pela USP e coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire. O debate será conduzido pela professora do Unileste e pesquisadora, doutora Marlene de Araújo.

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Basta acessar o link de transmissão (https://www.youtube.com/watch?v=4oWnuDt22s0).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário