30 de abril, de 2021 | 17:14

Comércio de Ipatinga não abrirá as portas neste feriado

Yago Cardoso
Segundo sindicato, nenhuma empresa do comércio de Ipatinga está autorizada a utilizar a mão de obra de seus empregadosSegundo sindicato, nenhuma empresa do comércio de Ipatinga está autorizada a utilizar a mão de obra de seus empregados

Neste sábado (1), feriado do Dia do Trabalhador, todos os comerciários estarão de folga. Nenhuma empresa do comércio de Ipatinga está autorizada a utilizar a mão de obra de seus empregados. A proibição vale inclusive para as lojas do shopping e setor supermercadista. Essa norma está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nos Feriados 2021 e na Lei Federal 11.603/2007, conforme divulgou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci).

De acordo com o sindicato, a empresa que coagir, pressionar ou mantiver empregado trabalhando nesse dia, descumprindo a CCT, poderá ser multada no valor de um salário comercial por empregado prejudicado.

“O Seci já solicitou fiscalização e estará nas ruas verificando o cumprimento da norma. Mas o trabalhador é o principal fiscalizador dos seus direitos, por isso deve fazer a sua parte. Além de denunciar ao sindicato, deve guardar provas para abertura de processo contra a empresa, como notas fiscais, cupons, fotos do cartão de ponto, aviso de funcionamento, dentre outros documentos”, informa o coordenador geral, Aurélio Moreira. A Convenção Coletiva de Trabalho nos Feriados 2021 está disponível no site www.seci.com.br, no link Acordos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário