30 de abril, de 2021 | 16:18

Secretaria informa que mais de cinco mil pessoas foram vacinadas no Dia D em Ipatinga

Divulgação
Dia de aniversário da cidade foi usado para intensificar a imunização contra a covid-19Dia de aniversário da cidade foi usado para intensificar a imunização contra a covid-19

No feriado de aniversário de Ipatinga, nesta quinta-feira (29), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município funcionaram de 8h as 17h para o Dia D de vacinação contra a covid-19. A expectativa era alcançar 3,5 mil imunizações de primeira e segunda doses. Mas esse número foi superado, chegando a 1.907 aplicações da primeira e 3.430 da segunda dose, ou seja, um total de 5.337 vacinações em um único dia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda conforme a pasta, todas as pessoas de 62 e 63 anos receberam a imunização, salvo casos em que as equipes não conseguiram finalizar o processo de contato para agendar o atendimento. Com a vacinação desta quinta-feira, Ipatinga atinge o número de 56.265 doses aplicadas.

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) destacou o trabalho feito para dar celeridade à imunização. “Todos os dias, desde que assumimos o governo municipal, estamos trabalhando para melhorar e desafogar o sistema de saúde. Esperamos a chegada de novas doses nesta semana para concluirmos a vacinação na faixa etária acima de 60 anos e avançar para a vacinação de novos grupos prioritários”, adiantou.

Queda na contaminação

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que após uma série de medidas adotadas para conter a pandemia no município, foi registrada uma queda na taxa de transmissão da doença (Rt), de 1,5% em março para 0,8% em abril.

De acordo com o responsável pela pasta, Cleber de Faria, quando o Rt é maior que 1 normalmente inicia-se um aumento acelerado dos casos. Quando o Rt diminui (como é o caso atual), o reflexo é a queda de novos casos diários, que é o que se apresenta hoje no município. “No entanto, embora tenhamos redução nos casos de contaminação, é importante ressaltar que a pandemia não está controlada e que todos os procedimentos devem ser mantidos”, observou.

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos UTI/Covid, que já esteve no limite por vários dias seguidos no início de abril, agora está em 89%. No entanto, reforça a Secretaria, os números de casos graves e de óbitos continuam alarmantes e altos para o município.

A Secretaria de Saúde aponta que, apesar da queda nos números absolutos de casos, os pacientes que se contaminam estão ficando cada vez mais graves, o que reforça a necessidade das medidas de prevenção cada vez mais intensas.

Medidas

A Secretaria lembra ainda as medidas emergenciais adotadas pelo município e que interferiram nos números da pandemia em Ipatinga: entrega do Centro de Atendimento à Covid (CEAC); a criação do Hospital de Campanha com equipamentos de primeira linha e concluído em tempo recorde; a intensificação da aplicação de vacinas, a implantação de outros oito leitos de Semi-UTI e disponibilização de 20 leitos de enfermaria covid no Hospital Municipal Eliane Martins, além de 17 leitos de enfermaria clínica na Policlínica Municipal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Questionamento

30 de abril, 2021 | 20:28

“Se no dia 26/04 Ipatinga recebeu 4.000 doses de vacina, como no dia 29/04 foram vacinadas 5.337 pessoas?”

Envie seu Comentário