28 de abril, de 2021 | 14:52

Ipatinga adequa programação de aniversário em tempos de pandemia

Divulgação
Celebração dos 57 anos de aniversário será feita de uma forma bem diferente do tradicional neste anoCelebração dos 57 anos de aniversário será feita de uma forma bem diferente do tradicional neste ano

Em função das limitações impostas pela pandemia de covid-19, as comemorações dos 57 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga, nesta quinta-feira, 29 de abril, serão realizadas de maneira nova, sem presença de público, explica a administração ipatinguense.

O governo da cidade optou por um conjunto de ações cívicas, esportivas e culturais com número reduzido de participantes e observância de protocolos preventivos, mas sem negligenciar os fatos históricos que fazem da data uma das mais importantes no calendário anual de celebrações do município.

A programação começa de manhã, com o hasteamento da bandeira de Ipatinga no palco de pavilhões no centro da Praça dos Três Poderes, e uma Corrida Simbólica, com participação de representantes de diversos segmentos da comunidade. O percurso, de 7 Km, será feito em revezamento, com o apoio de um ônibus (que recolherá os corredores a cada trecho cumprido) e equipes de saúde.

Na parte da tarde, a administração realiza com o apoio do Instituto Usiminas o "Circuito Comunidade Especial - Aniversário de Ipatinga”, que circulará das 15h30 às 17h30 pelos bairros Canaã, Canaãzinho e Bethânia, com uma intervenção cultural sobre a cidade. Num minitrio, educadores musicais e performáticos do município se apresentam aos moradores. A atração será apresentada pelo ator Pedro Barroso e pelos músicos Marcone Bispo (teclado), Élcio Rodrigues (violão e voz) e Rodrigo Araújo (violino). O espetáculo vai mesclar contação de histórias com música, falando de fatos históricos, casos e curiosidades da cidade.

A programação prossegue com a live show na Estação Memória Zeza Souto, a partir das 17h30, com participação dos grupos musicais Okolofé do Samba, Orquestra de Viola Caipira e Leandro e Romário. As apresentações serão gravadas e replicadas nas mídias sociais por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=AAk-n-09y9A.

Ofertado pela iniciativa privada, o tradicional bolo de aniversário, que nos últimos anos era distribuído aos munícipes em eventos no Parque Ipanema, desta vez será repartido a entidades assistenciais, tendo sido eleitas preferencialmente Instituições de Longa Permanência (ILP) que atendem idosos, além de outras de acolhimento a crianças.

Instituto Usiminas

Em comemoração ao aniversário de Ipatinga, além do "Circuito Comunidade Especial - Aniversário de Ipatinga” em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, o Instituto Usiminas realiza o “Em casa com o Instituto Usiminas”. A apresentação virtual conta “A História de Ipatinga e Suas Lendas”, com o ator Filipe Fernandes, e será exibida nas mídias sociais do Instituto Usiminas (@institutousiminas). O ponto de partida do vídeo é uma visita ao Parque Ipanema, principal cartão postal do município, de onde Filipe apresenta a cidade com seus marcos, patrimônios e curiosidades. Desdobrando-se em alguns personagens, o ator convida o público a viajar no tempo de forma lúdica e descontraída para conhecer a história do município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário