27 de abril, de 2021 | 09:00

Ipaba: 29 anos de uma cidade acolhedora e repleta de histórias

Arquivo DA
Emancipação foi decretada pela Lei Estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992Emancipação foi decretada pela Lei Estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992

O mês de abril é marcado por celebrações de aniversários de diversos municípios do Vale do Aço. Nesta terça-feira (27), Ipaba abre o calendário e comemora 29 anos de sua emancipação político-administrativa. Definida como terra de gente acolhedora, Ipaba tem como característica suas belezas naturais, culinária e agricultura. O prefeito Gilberto Pereira Soares Junior, o Juninho da Saúde (PSC), conversou com o Diário do Aço sobre a data e, mesmo em tempos difíceis como consequência da pandemia, vislumbrou um futuro promissor para os ipabenses.

Segundo dados da Prefeitura de Ipaba, o topônimo (origem de um nome geográfico) recebido provém da palavra tupi upaba, que significa "terra de muita água". Pela Lei Estadual nº 8.285, de 8 de outubro de 1982, foi criado o distrito subordinado à Caratinga, com terras desmembradas do distrito de São Cândido. A emancipação foi decretada pela Lei Estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992, instalando-se em 1º de janeiro de 1993.

Pensamento positivo e trabalho

Juninho da Saúde, que tem presença na vida política de Ipaba há alguns anos – já ocupou cargo no Legislativo municipal e está em seu primeiro mandato como prefeito – avalia o momento e transmite mensagem de dias promissores.

“Penso que temos diversos motivos para comemorar. Ipaba tem se desenvolvido cada vez mais. Temos trabalhado para garantir uma cidade mais próspera. Por outro lado, ainda precisamos de algumas melhorias. Com a união do poder Público e da população, Ipaba só tem a crescer”, assegura.

Assim como tantos gestores, o prefeito de Ipaba assumiu o Executivo municipal com o maior dos desafios: superar as dificuldades da pandemia de covid-19 e assegurar o melhor para as pessoas. “Mesmo em razão da pandemia, que dificulta o desenvolvimento em diversas áreas, estamos administrando a cidade com responsabilidade e transparência. As contas estão em dia, o pagamento do funcionalismo também. A saúde tem funcionado, algumas obras estão em fase de conclusão e outras para serem iniciadas, dentre outras áreas que vem funcionando à medida do possível”, aponta.

Divulgação
Juninho da Saúde parabeniza pelos 29 anos da cidade e deixa mensagem positiva Juninho da Saúde parabeniza pelos 29 anos da cidade e deixa mensagem positiva
Desafios

Sobre os desafios deste ano, Juninho da Saúde classifica a pandemia como principal. “Depois as coisas vão voltando à normalidade, focando em investimentos na educação, saúde e infraestrutura, prezando pelo desenvolvimento da cidade. Reiniciamos as tratativas para a implantação do tão sonhado distrito industrial da cidade, o que vai garantir emprego e renda para a população”, salienta.

Com potencial

O chefe do Executivo acredita que o município tem um grande potencial, seja ele turístico, cultural, mão de obra, dentre outros. “Precisamos mostrar uma cidade que ainda muitos não conhecem. Infelizmente algumas pessoas somente focam em notícias e fatos ruins, contudo, temos muito mais coisas boas a demonstrar. Estamos trabalhando para que essa ‘cidade boa de se viver’ possa ser conhecida não só no Vale do Aço, mas em todo o país”, vislumbra.

Ele acrescenta que será possível mudar a realidade da população quando os agentes públicos agirem com responsabilidade e zelo para com a máquina pública. Seja na aplicação dos recursos de forma correta, transparência, e implementando políticas públicas que visem o desenvolvimento de todos.

“Já imaginava que seria desafiador gerir uma cidade em meio à pandemia, contudo, agindo com responsabilidade, planejamento e eficiência, estamos conseguindo bons resultados”, pondera.

2022 de boas novas

Para 2022 a perspectiva é de notícias alvissareiras. “Acredito que teremos ultrapassado essa pandemia, este será um dos grandes motivos de comemoração. Se cada um fizer a sua parte, daqui há alguns meses poderemos nos encontrar, rever os amigos, celebrar com festas e a economia voltará a crescer. Juntos trabalharemos para a construção de uma Cidade de Todos”, destaca.

Nestes 29 anos, o prefeito transmite os parabéns aos cidadãos ipabenses. “Ipaba é um município ainda jovem e o nosso futuro com certeza será promissor. Sei que não estamos vivendo um momento fácil, mas como disse anteriormente, mas juntos venceremos essa batalha. Teremos grandes motivos para comemorar. Conto com a colaboração de todos nessa construção de uma cidade cada vez melhor. Juntos faremos muito por Ipaba. Temos pouco mais de 100 dias do início do nosso governo. Peço a compreensão dos munícipes, temos muitos projetos e pouco a pouco vamos colocando em prática. Estou feliz com o caminhar até aqui. Em breve iniciaremos relevantes obras que visam o crescimento. Ipaba vai continuar nos trilhos do desenvolvimento”, assegura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigues

27 de abril, 2021 | 10:19

“Acolhedora não sei não..
Mas violeta tenho total certeza.
Os crimes que acontecem nesta pequena cidade, parece que estão relacionados com a presença da penitenciária.
Moro e Ipatinga e já perdi vários amigos nesta cidade que convive com o aumento do número de crimes como assassinatos, drogas,e tantos outros crimes que a população de bem tem que conviver.”

Envie seu Comentário