19 de abril, de 2021 | 14:45

Centro Especializado de Atendimento à Covid é inaugurado em Ipatinga

Tiago Araújo
O descerramento da placa foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes, acompanhado pelo seu vice e secretários O descerramento da placa foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes, acompanhado pelo seu vice e secretários

No começo da tarde desta segunda-feira (19) foi inaugurado o Centro Especializado de Atendimento à Covid (Ceac), em Ipatinga. A unidade está localizada no bairro Novo Centro, onde antes funcionava o antigo Restaurante Popular. Participaram da inauguração o chefe do Executivo, Gustavo Nunes (PSL), o vice-prefeito, Alexsandro Oliveira (PSL), o secretário de Governo, Roberto Soares, e o secretário de Saúde, Cléber de Faria.

Antes de ser inaugurado, o espaço do Ceac foi reformado, já que o local ficou abandonado por vários anos, sendo inclusive ocupado por moradores de rua e usuários de drogas, além de ser alvo de vândalos por diversas vezes.

Em ambiente totalmente climatizado, a capacidade é para atendimento de cerca de 200 pessoas por dia. São cinco consultórios médicos, uma ampla recepção, salas de espera, de triagem, medicação e observação, coleta de exames, farmácia, além de instalações sanitárias masculinas e femininas. Nas primeiras semanas, o Ceac funcionará de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. E, caso necessário, o horário poderá ser estendido até as 22h.

Objetivo

Em entrevista à imprensa, Gustavo Nunes informou que o principal objetivo do Ceac é atender o paciente que está com suspeita de covid-19. “Caso seja confirmada a doença, esse paciente será transferido para o Hospital Municipal ou Hospital Márcio Cunha, dependendo da sua necessidade e dentro das suas condições. Além disso, o paciente poderá se dirigir ao Ceac sozinho ou por meio de encaminhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou.

Público

Conforme o prefeito, o Ceac atenderá, a princípio, somente os munícipes de Ipatinga. “No entanto, caso seja necessário, ou se o morador de outra cidade chegar à porta do Ceac, ele também será atendido. Eu acredito que dentro desta semana, possivelmente nesta terça-feira ou quarta-feira, a unidade já começará a realizar os atendimentos”.

Custo

Na entrevista, Gustavo Nunes também revelou o custo de criação do Ceac, que contará com cerca de 40 funcionários, oriundos de novas contratações e remanejamentos da área da saúde. “Inicialmente, a obra do Ceac é de R$ 1,5 milhão, porém, como havia um momento de extrema urgência, vamos precisar de fazer um aditivo nessa obra, e o custo final será divulgado nos próximos dias”, disse.

Situação epidemiológica

Segundo o chefe do Executivo, o município de Ipatinga não está em uma situação confortável em relação à covid-19. “Dentro de uma pandemia, nós nunca vamos estar confortáveis. Dessa forma, os cuidados têm que ser diariamente e a cobrança também tem que ser diária. Por mais que, neste momento, alguns números em relação à pandemia reduziram, como por exemplo a taxa de transmissão do vírus e a taxa de ocupação dos leitos, ainda não é momento de abaixar a guarda”, destacou.

Segunda UPA

Após a pandemia, Gustavo Nunes informou o que deverá ser feito com o espaço utilizado pelo Ceac. “A nossa intenção, em um momento primário, é transformar em uma UPA número dois. É claro que estamos avaliando isso ainda, mas a princípio, a nossa posição é que no futuro breve vamos transformar o Ceac em uma segunda UPA de Ipatinga”, afirmou.

Kit de intubação

Questionado acerca do estoque de medicamentos de “kit intubação” em Ipatinga, o prefeito demonstrou confiança com tal situação. “Hoje, apesar que nós temos um estoque relativamente baixo, nós temos alguns planos que já estão em andamento, e podem ficar tranquilos que na cidade de Ipatinga não vai faltar insumos nem medicamentos para os pacientes”, concluiu.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jones

20 de abril, 2021 | 07:21

“Mestre, porque é mais fácil acreditar em teorias da conspiração do que na Ciência?
Pequeno Gafanhoto, para entender a Ciência é preciso estudar.
(Autor desconhecido)”

Envie seu Comentário