EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

14 de abril, de 2021 | 14:49

Dicas para fazer melhor manejo do estresse

Augusto Ruiiz *

“Se você não tem ninguém para desabafar, considere visitar um psicólogo, que é uma pessoa imparcial que entende o comportamento humano”

O estresse é um problema crescente. Uma pesquisa global de 1.000 empresas em 15 países, encomendada pelo Regus Group, mostra que seis em cada dez trabalhadores nas principais economias globais estão sob pressão crescente no local de trabalho. Diante da agitação de hoje, da abundância de informações e da demanda natural da economia por melhores resultados, cada um de nós deve aprender a administrar e reduzir o estresse. Isso pode parecer difícil, mas com algumas mudanças no autoconhecimento e nos hábitos, você pode equacionar trabalho, resultados e qualidade de vida.

Parece difícil controlar o estresse em nossas vidas. Seja no trabalho ou em casa, com tantas obrigações e perguntas sem resposta, parece que nunca temos tempo para relaxar da maneira que queremos. Com a velocidade das mudanças sociais e tecnológicas, muitas pessoas hoje estão finalmente perdidas devido à inovação contínua. Além de se sentirem pressionadas, também estão preocupadas com possíveis situações alternativas no trabalho ou com a impossibilidade de acompanhar o ritmo do mundo. Alguns procedimentos simples podem ajudar as pessoas a gerir melhor seu estresse e ter uma vida mais saudável.

Primeiro, reconheça o que lhe causa estresse. Procure determinar quais condições aumentam sua tensão e estimulam seu coração a bater mais rápido. Se você puder evitar essas situações, faça-o. Agora, se você não pode escapar, esteja preparado com antecedência para enfrentar a pressão que se aproxima.

Você pode respirar fundo para promover o relaxamento e gerar pensamentos agradáveis. Em outras palavras, não suporte a dor de ninguém, nem mesmo a sua. Tente viver no presente, não pense em como você ficará cansado no futuro.

Evite cafeína e nicotina, ou pelo menos reduza o consumo dessas substâncias, que são estimulantes. Elas fazem aumentar os níveis de estresse em vez de reduzi-los. Troque bebidas com cafeína por água, chá de ervas ou sucos naturais diluídos e mantenha-se hidratado, pois isso permite que seu corpo lide melhor com o estresse.

Pratique atividade física - Os exercícios podem substituir os hormônios do estresse excessivamente metabolizados e produzir neurotransmissores para ajudá-lo a recuperar o corpo e a mente. Acalme-se e relaxe.

Quando você se sentir estressado e nervoso, caminhe rapidamente ao ar livre. Tente fazer algum exercício físico regularmente antes ou depois do trabalho. O exercício físico regular também pode melhorar a qualidade do sono.
Durma bem - A falta de sono é uma causa importante de estresse. Mas, infelizmente, o estresse também pode atrapalhar nosso sono, e nossos pensamentos continuam a girar em nossas mentes, impedindo-nos de relaxar o suficiente para adormecer.

Algumas dicas para melhorar o sono são: Relaxe antes de ir para a cama; Certifique-se de que seu quarto é um oásis de tranquilidade, sem lembrança de coisas que causam estresse; Evite beber cafeína à noite e o consumo excessivo de álcool; Poucas horas antes de ir para a cama, não faça nenhum trabalho exigente mentalmente, para que você possa ter um tempo para se acalmar; Experimente tomar um banho quente ou ler um livro calmo; Procure ir para a cama mais ou menos na mesma hora todos os dias, para que sua mente e corpo se acostumem a uma rotina de dormir previsível.

Converse - Guardar para si todos os problemas pode ser algo perigoso. Fale com alguém de sua confiança sobre seus medos e ansiedades. Guardamos emoções negativas em nossos corações porque nos sentimos infelizes. Para não causar conflito, ignoramos os sentimentos ruins em nossos corações. Mas, isso não é bom.

Tente resolver o seu problema o mais rápido possível. O uso e o abuso do diálogo podem restaurar a paz uns aos outros. Se você não tem ninguém para desabafar, considere visitar um psicólogo, que é uma pessoa imparcial que entende o comportamento humano.

* Estudante de Medicina, digital influencer, coach e possui diversos cursos internacionais na área da saúde mental e estética. Ele é o idealizador da Ruiiz Health Academy, que produz cursos e e-books sobre medicina do estilo de vida e muito mais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário