10 de abril, de 2021 | 08:21

Fabriciano promove hoje Dia D de Vacinação contra covid para idosos acima de 68 anos

Divulgação
A meta da Prefeitura é vacinar em torno de 3 mil pessoas nesta faixa etáriaA meta da Prefeitura é vacinar em torno de 3 mil pessoas nesta faixa etária

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, promove neste sábado, 10, das 13h às 17h, um dia de vacinação dedicado contra Covid 19. A ação ocorrerá nas unidades básicas de saúde, que estarão abertas apenas para este objetivo. Todas as equipes de enfermeiros, agentes comunitários de saúde e vacinadores estarão de plantão para imunizar pessoas acima de 68 anos residentes em Fabriciano.

A meta da Prefeitura é vacinar em torno de 3 mil pessoas nesta faixa etária. Ricardo Cacau, secretário de Governança da Saúde, esclarece que o objetivo do Dia D é acelerar a cobertura vacinal na cidade, atendendo a um pedido do prefeito, Dr. Marcos Vinicius de alcançar um volume maior de pessoas de uma só vez, evitando o que ele chama de “fenômeno do escape imunológico” que proporciona o “pecado antigênico original”.

“Fabriciano escolheu uma estratégia a pedido do prefeito, de vacinar primeiro os grandes idosos em casa para protegê-los. Agora, caminhamos bem com a 2ª dose para efetivar a segurança completa da imunização. E, neste sábado, retomamos a vacinação da 1ª dose para idosos a partir dos 68 anos. Vamos abrir as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive a do Cocais”, disse.

Segundo Cacau, todos os idosos previstos para serem vacinados no Dia D estão sendo agendados. Quem porventura não for avisado pelo agente de saúde e pertence à faixa-etária determinada, deve comparecer a uma unidade e procurar a enfermeira(o) de plantão para atualizar o cadastro. É importante apresentar o cartão de vacinas e documento pessoal com foto.

Estratégia de imunização

As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde já estão preparadas, mas serão abastecidas somente no momento da vacinação. Dentro da estratégia de operacionalização, o município guardará metade das doses para que todos os vacinados neste sábado tenham resguardado o direito de tomar a 2ª dose.

Além da imunização nas unidades de saúde, o município manterá aberta neste sábado a sala para aplicação da 2ª dose, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, na Rua Rubi, 63, bairro Bom Jesus.

Cuidados precisam ser mantidos

A gerente de Atenção Básica, Tatiana Cunha Franca, informa que diferentemente das primeiras etapas da vacinação, neste sábado os idosos precisam se dirigir à unidade de saúde de referência, aquela onde a pessoa está cadastrada.

“Nós estamos entrando em uma faixa etária em que a maioria ainda é produtiva, muitos estão trabalhando e é mais difícil encontrá-los em casa. Então, decidimos trabalhar com o atendimento agendado e organizado, de modo que a pessoa seja atendida com horário marcado dentro das condições dela”, disse.

Segundo Tatiana Cunha, ainda há idosos acima dos 70, 80 e até 90 anos que não foram encontrados em casa e que por isso não foram imunizados. “Todos podem aproveitar a oportunidade. Evitem viajar, fazer visitas ou marcar outros compromissos e venham se vacinar”, pediu. O horário de funcionamento das unidades de saúde será das 13h às 17h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário