08 de abril, de 2021 | 14:30

Conectados ao Boca de Cena

Grupo promove Festival Nacional de Teatro de Ipatinga

As inscrições para o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados, que vai selecionar espetáculos adultos e infantis de todo o país para compor sua programação online, estão a todo vapor. Até o momento foram inscritos cerca de 90 trabalhos, vindos de 13 estados.

Empreendido pelo Grupo Teatral Boca de Cena o Festival chega à terceira edição abrindo inscrições para trabalhos artísticos gravados em vídeo, inéditos ou não, nas modalidades teatro infantil e adulto, com tema livre.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GTBC
Espetáculo A Gaivota, do Grupo Piolin, da ParaíbaEspetáculo A Gaivota, do Grupo Piolin, da Paraíba
Os artistas e grupos podem se inscrever até esta sexta-feira (9), conforme edital e ficha de inscrição disponíveis em @bocadecenaipatinga. Viabilizado pela Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, Estado de Minas Gerais, o projeto terá a programação apresentada de forma virtual.

Os grupos e artistas aprovados e selecionados serão contratados e receberão o valor de R$ 2.500 cada para a participação com seu vídeo artístico no festival, sendo que o trabalho ficará disponível no canal do Grupo Teatral Boca de Cena no Youtube pelo período de até 12 meses.

Em edições anteriores, realizadas de forma presencial, o FTI movimentou o cenário artístico do Vale do Aço com atrações de qualidade, reunindo um grande público. A primeira edição, em 2008, teve 24 espetáculos, além de oficinas e debates.

Prestigiaram o festival grupos do Vale do Aço, de outras cidades mineiras e outros estados, como Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma apresentação internacional, vinda da Cidade do México. Cerca de 12.213 pessoas prestigiaram a programação.

Na segunda edição, em 2011, que teve como tema a pesquisa de linguagens e o diálogo com novas mídias, participaram 12 espetáculos de várias cidades mineiras e de grupos do Vale do Aço.

Para a terceira edição, em função da necessidade do distanciamento social e de apoiarmos as medidas protetivas à saúde, estaremos “conectados”, mas de forma virtual, tendo acesso a excelentes obras artísticas da cena nacional.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GTBC
Espetáculo Cus Cus Circus, de Daniel Quexadas, do MéxicoEspetáculo Cus Cus Circus, de Daniel Quexadas, do México
A programação vai contar também com lives que precederão as exibições. Claudinei de Souza, diretor geral do Festival, considera que será um momento de troca de experiências, com grupos artísticos vindos de várias localidades do país.

O diretor avalia também que a realização do festival vai fomentar a economia criativa no interior do estado e outras regiões do país, afetadas com a pandemia.

“O projeto oportuniza a contratação direta e renumeração de profissionais da cultura, artistas e produtores, fomentando a criação autoral de trabalhos artísticos, movimentando a cadeia produtiva de arte e cultura, em um momento em que o país ainda vive os efeitos da pandemia da covid-19 e que tantos artistas e profissionais da arte foram severamente atingidos e tiveram seus trabalhos interrompidos pela pandemia”, diz Claudinei.

SERVIÇO:
Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados
Inscrições até 9 de abril
Regulamento e ficha de inscrição disponível na bio @bocadecenaipatinga
Informações: (31) 98883-3142
[email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário