07 de abril, de 2021 | 18:15

Cientistas detectam nova variante do coronavírus em Belo Horizonte com 18 mutações

Uma nova variante com 18 mutações do coronavírus Sars CoV-2 foi detectada em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A nova variante foi descoberta pelo Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

No estudo de 85 genomas de Sars-CoV-2 sequenciados a partir de amostras de pacientes contaminados pela covid-19, dois indicaram a presença de um conjunto de 18 mutações.

Os estudos genéticos já realizados indicam que a nova variante tem características em comum com a P.1, descoberta em Manaus, a P.2, identificada no Rio de Janeiro, a B.1.1.7, do Reino Unido, e a sul-africana B.1.1.351.

A nova variante tem, portanto, mutações já descobertas em outras variantes associadas com o agravamento dos sintomas por parte das pessoas que se contaminam.

O virologista da UFMG, Renato Santana, informou em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (7) que os impactos da nova variante na capacidade de imunização das vacinas aplicadas no Brasil também precisam ser pesquisados.

O surgimento de novas variantes é previsível em um cenário de alta transmissão do coronavírus, como o atual, pois toda vez que um vírus se multiplica ele tem a chance de mudar. “Nós temos que, cada vez mais, promover o isolamento social [como forma de frear a circulação do vírus] e aumentar a taxa de cobertura de vacinação", concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário