07 de abril, de 2021 | 06:58

Mais de mil empréstimos

Serviço gratuito de entrega de títulos da Biblioteca Central de Ideias é sucesso

Em apenas sete meses de atendimento aos usuários da Biblioteca Central de Ideias do Instituto Usiminas, o Delivery de Livros alcançou a marca de 1.020 livros emprestados e entregues diretamente nas casas de leitores de Ipatinga e região metropolitana no Vale do Aço.

Divulgação/ACS IU
O motoboy da biblioteca entrega e recolhe os livros nas casas dos leitoresO motoboy da biblioteca entrega e recolhe os livros nas casas dos leitores
O serviço gratuito de entrega de livros em casa, lançado em 2020 pelo Instituto Usiminas, trouxe também quase 200 novos sócios para a biblioteca Central de Ideias.

“O Delivery de Livros foi uma das alternativas que encontramos para continuar prestando serviços de qualidade ao nosso sempre ávido público, mesmo com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

E temos muita alegria e orgulho ao ver a iniciativa crescer a cada dia, o que mostra o interesse do nosso público em continuar em contato conosco e de continuar a receber cultura, mesmo com os nossos espaços físicos fechados”, diz a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.

Divulgação/ACS IU
Os livros são entregues aos leitores em um pacote seguro especialOs livros são entregues aos leitores em um pacote seguro especial
Ensino remoto
As aulas on-line que vem sendo realizadas pelas escolas também motivam a crescente procura pelo Delivery de Livros. As obras mais solicitadas nessa área são os de literatura estrangeira, infantil, autoajuda, psicologia e filosofia.

Os mais procurados são os títulos pedidos pelas professoras das escolas para que os alunos preparem trabalhos de literatura, tais como “O menino sem imaginação” (infantojuvenil), “O mágico de Oz” (infantojuvenil), “Extraordinário” (literatura estrangeira), “Otelo: O mouro de Veneza” (literatura estrangeira) e “Memórias de um cabo de vassoura” (infantojuvenil).´

Livro em casa
O Delivery da Biblioteca Central de Ideias já levou livros para bairros de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. A cada semana são entregues cerca de 40 livros.

Divulgação/ACS IU
De volta à Central, os livros são sanitizados e postos em quarentenaDe volta à Central, os livros são sanitizados e postos em quarentena
A entrega é feita sempre às terças-feiras pelo motoboy literário do Instituto Usiminas, com devolução agendada para 15 dias após o empréstimo, recolhidos pelo mesmo entregador.

Os livros são entregues em um pacote específico da Biblioteca Central de Ideias, onde também devem ser devolvidos. Ao chegar ao Centro Cultural Usiminas, as obras são colocadas em quarentena por 14 dias, em um espaço adaptado, antes de serem emprestados para outros usuários.

Para ter acesso ao serviço, basta consultar o acervo da Biblioteca Central de Ideias no site www.institutousiminas.com/acervobiblioteca. Em seguida, os leitores interessados devem fazer a reserva dos títulos que desejam ler pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3824-3849 e 98437-3330.

A Biblioteca Central Ideias funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. A iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário