07 de abril, de 2021 | 09:30

Quase 54 mil doses da vacina contra a covid-19 já foram aplicadas no Vale do Aço

Fábio Marchetto/Divulgação
O processo de vacinação, no Vale do Aço, teve início no dia 19 de janeiro deste anoO processo de vacinação, no Vale do Aço, teve início no dia 19 de janeiro deste ano

A vacinação é considerada o meio mais eficaz no combate à covid-19 pelos órgãos de Saúde, já que contribui para reduzir o número de internações pela doença nos hospitais, desafogar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e as enfermarias. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), quase 54 mil doses da vacina contra a doença causada pelo coronavírus já foram aplicadas na população das cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço - RMVA (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso).

A campanha de vacinação, no Vale do Aço, teve início no dia 19 de janeiro deste ano, quando um cidadão de Coronel Fabriciano, de 67 anos, recebeu a primeira dose do imunizante, sendo o primeiro da região a ser vacinado. Desde então, em Ipatinga (população estimada de 265.409 habitantes) já foram aplicadas 23.399 (1º dose) e 5.564 (2º dose); Em Coronel Fabriciano (110.290 habitantes), 8.486 (1º dose) e 3.562 (2º dose); Em Timóteo (90.568 habitantes), 9.034 (1º dose) e 1.920 (2º dose); E em Santana do Paraíso (35.369 habitantes), 1.501 (1º dose) e 520 (2º dose). Ao todo, foram aplicadas 53.986 doses na Região Metropolitana. Os dados são do boletim epidemiológico da SES, divulgado nesta terça-feira (6).

Comparativo

Como são aplicadas duas doses da vacina contra a covid-19 (tanto a Coronavac quanto a Astrazeneca), na RMVA será necessária a aplicação de 1.003.272 doses, já que a região conta com uma população estimada de 501.636 habitantes ao todo. Como até agora foram aplicadas somente 53.986 doses, isso representa 5,3% de doses necessárias.

Âmbito estadual

Já no âmbito estadual, até o momento, foram aplicadas 2.549.865 doses, das quais, 1.954.909 são referentes à primeira dose e 594.956 da segunda. O boletim epidemiológico estadual desta terça-feira também aponta que Minas Gerais acumula 1.169.489 casos confirmados para covid-19 e 1.042.082 casos recuperados. Já o número de óbitos é de 25.795, sendo que somente nas últimas 24 horas, o estado registrou 82 mortes pela doença.

Dez remessas

Conforme o balanço feito pela reportagem do Diário do Aço, já foram distribuídas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, dez remessas de vacinas contra covid-19 para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço. Até então, foram cerca de 150 mil doses do imunizante já recebidas do governo estadual.

Logística

A logística para envio das vacinas aos municípios conta com apoio das Forças de Segurança do estado. Aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) dos Bombeiros e efetivo terrestre da Polícia Militar atuam no transporte e escolta dos insumos para que toda operação ocorra de forma ágil e segura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário