06 de abril, de 2021 | 06:00

Duas regiões mineiras deixam fase restritiva da Onda Roxa

Divulgação
SES-MG alerta que a contaminação permanece elevada na média do estado, o que mantém alta a demanda por tratamento da covidSES-MG alerta que a contaminação permanece elevada na média do estado, o que mantém alta a demanda por tratamento da covid

Nesta segunda-feira (5) mais de 1,5 milhão de mineiros deixaram o toque de recolher em Minas Gerais. A macrorregião do Triângulo Norte e a microrregião de Patos de Minas avançaram para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente, criado pelo governo estadual para conter o avanço da covid-19.

As demais cidades permanecem na Onda Roxa, que deveria ter sido a mais restritiva em termos de circulação de pessoas. Entrou em vigor no dia 17 de março e foi prorrogada até 11 de abril. Ao todo, 38 cidades mineiras avançam para a Onda Vermelha.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), informou nesta segunda-feira que houve queda de 18% na taxa de incidência de casos desde a metade de março no Triângulo Norte, uma das primeiras regiões a migrar para a fase mais restritiva do programa Minas Consciente.

Ainda segundo a SES, o número de internações na macrorregião caiu de 14,04% para 6,42% nas últimas três semanas, registrando o menor indicador entre as regiões.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressalta que a queda nos números na região favorece o avanço no programa. "Desde a implementação da onda roxa, a gente percebe, na macrorregião do Triângulo Norte, o aumento do isolamento da população, redução do número de casos notificados e redução da incidência, ou seja, da confirmação de novos casos. Isso já vem impactando o serviço de saúde na região. Há menor pressão em cima dos leitos hospitalares", observa o secretário.

Avanço

Na onda vermelha os serviços não essenciais voltam a funcionar normalmente, seguindo protocolos de segurança determinados pelo governo de Minas Gerais. As lojas do varejo em geral voltam a funcionar de segunda a sábado, entre 5h e 20h. Os lojistas determinam a escala de trabalho dos funcionários e horário de atendimento ao público.

Os clubes reabrem com até 50% da capacidade, ao mesmo tempos em que eventos são permitidos com capacidade máxima de 30 pessoas e realização dentro do horário de 5h às 20h. As academias também voltam às atividades normais de segunda a sábado. As autoescolas, enquanto o município estiver na onda vermelha funcionam normalmente, mas as aulas teóricas coletivas devem manter o distanciamento entre alunos, professor e com todas as medidas de segurança adotadas pelo local e pelas pessoas.

Alerta

Apesar da liberação para a retomada econômica em várias cidades e de exceções cada vez mais abrangentes para reabertura, com a inclusão de mais serviços considerados essenciais, a contaminação permanece em níveis elevados na média do estado de Minas Gerais.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta segunda-feira mostra que o estado registrou 59 mortes e 2.604 casos em 24 horas. A curva de transmissão apresenta leve queda, mas ainda está em patamar considerado alto. Desde o início da pandemia, 1,15 milhão de pessoas se contaminaram com o coronavírus. Desse total, 25.713 morreram.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário