EXPO USIPA 2025 - 728X90

01 de abril, de 2021 | 17:18

Datas de vencimento do IPTU são prorrogadas em Timóteo

Divulgação
O morador não precisa imprimir novamente as guias, pois os bancos foram comunicados sobre a alteraçãoO morador não precisa imprimir novamente as guias, pois os bancos foram comunicados sobre a alteração

Como forma de amenizar os impactos econômicos provocados pela pandemia de covid-19, a administração de Timóteo prorrogou alguns prazos de pagamento do IPTU 2021. O Decreto 5.421, assinado pelo prefeito Douglas Willkys, foi publicado nesta quarta-feira (31). A primeira parcela ou pagamento em cota única que venceu no dia 15 de março teve a data de vencimento alterada para 15 de abril. Para o pagamento à vista continua valendo o desconto de 10% sobre o valor do imposto, explica o governo.

A segunda parcela, cujo vencimento estava programado para 15 de abril, foi transferido para 7 de dezembro deste ano. As demais parcelas permanecem com o vencimento original dos carnês enviados. “Essa foi a forma que encontramos para tentar minimizar os efeitos da pandemia que vem se refletindo negativamente na geração de emprego e no aumento da informalidade com a diminuição da circulação de renda”, explicou o prefeito.

Os contribuintes não precisam imprimir novas guias, pois os bancos foram comunicados pela administração timoteense a aceitá-las sem precisar trocar. A segunda via da guia do IPTU pode ser impressa no Portal da Prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br), clicando no ícone Cidadão e depois IPTU Consulta. O link é iptu.timoteo.mg.gov.br:8082/eiptu/. A consulta pode ser feita pro meio do número de inscrição imobiliária e do CPF do proprietário ou CNPJ.

O parágrafo primeiro do decreto 5.421 determina que “a prorrogação do prazo não implica em restituição de valores já recolhidos”. Já de acordo com o parágrafo 2º, a prorrogação do prazo não se aplica aos processos de transferência de propriedade, devendo-se quitar o IPTU para a referida transferência de titularidade. Em caso de dúvidas os telefones de contato para agendamento são o 3847-4739 (Prefeitura de Timóteo) e 3849-1633 (Posto de atendimento na Rodoviária ).

Lotes vagos

Os proprietários de lotes vagos ou com construção em andamento deverão imprimir a guia de IPTU exclusivamente nos endereços mencionados, haja vista que elas não serão enviadas pelos Correios. A maioria desses imóveis não possui numeração fixa o que causa desperdício de recursos públicos com a impressão e a taxa de postagem das guias.

Vencimento

Cota Única 15/4/2021; 1ª parcela 15/4/2021; 2ª parcela 7/12/2021; 3ª parcela 14/05/2021; 4ª parcela 15/06/2021; 5ª parcela 13/7/2021; 6ª parcela 13/8/2021; 7ª parcela 14/9/2021; 8ª parcela 13/10/2021; 9ª parcela 12/11/2021; 10ª 14/12/2021.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luis Carlos

23 de agosto, 2021 | 10:07

“Absurdo,além de ser caro o IPTU x taxa de lixo vc tenta entrar pra tirar segunda via não consegue. Programador da prefeitura está no curso do windoos 98 ainda.”

Gildázio Garcia Vitor

01 de abril, 2021 | 18:01

“Aqui em Ipatinga também teve uma prorrogação, só que sem efeito prático, pois passou do dia 15/4/21 para o dia 30/4/21. Já faz um bom tempo que os servidores públicos do município não recebemos no último dia útil do mês os nossos proventos. Por alguma razão, talvez a compra do peixe, recebemos ontem. Vamos receber dia 30/4 para quitar o IPTU?”

Envie seu Comentário