31 de março, de 2021 | 17:51

Biblioteca Municipal de Fabriciano amplia em 40% empréstimos de livros durante a pandemia

Divulgação
Segundo a gerente de Cultura, Beatriz Antunes, a biblioteca municipal empresta em média 250 livros por semana  Segundo a gerente de Cultura, Beatriz Antunes, a biblioteca municipal empresta em média 250 livros por semana

Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas mudaram a rotina por causa do distanciamento social. E o bom e velho hábito da leitura, que permite viajar para outros lugares sem sair de casa, tem conquistado cada vez mais adeptos. Em Coronel Fabriciano, a Biblioteca Municipal Prof. Mariana Pires Roque registrou um aumento de 40% nos empréstimos de livros nos últimos 12 meses, informou o governo local.

Segundo a gerente de Cultura, Beatriz Antunes, a biblioteca municipal empresta em média 250 livros por semana; antes da pandemia, em março de 2020, a média era de até 150 títulos semanais. A alta é puxada, sobretudo, pelo público infanto-juvenil. Dentre os mais buscados estão sagas e séries já estabelecidas, como Harry Potter, de J. K. Rowling. Já entre os adultos, romances e autoajuda são os preferidos.

“A leitura é uma forma de amenizar a ansiedade, adquirir mais conhecimento e expressar melhor. Por si só, estes são fatores que aumentaram a procura pelas bibliotecas. Além disso, com a pandemia, fizemos adequações no funcionamento para garantir a segurança de todos e facilitar o acesso à literatura. Hoje, por telefone, é possível renovar ou reservar um título que deseja ler”, explica Beatriz Antunes, lembrando que o serviço é totalmente gratuito.

Cuidados extras

Em Fabriciano, a Biblioteca Municipal funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro. Em virtude da pandemia não é permitida a entrada e permanência do público no local. A reserva e renovação de obras é feita por telefone. Já a retirada e devolução dos livros são realizadas na entrada da biblioteca, sendo obrigatório o uso de máscaras e distanciamento. Além disso, as obras entregues são mantidas em quarentena por 14 dias antes de voltarem a ser expostas.

Pessoas interessadas em doar, devem agendar a entrega dos materiais por telefone. No momento são aceitos apenas livros de literatura e apostilas pré-Enem, ambos em bom estado de conservação. O serviço de novos cadastros para empréstimo está mantido, e é realizado na biblioteca seguindo os protocolos sanitários de segurança. O município segue as orientações do Sistema Nacional de Bibliotecas.

Acervo completo

A Biblioteca Municipal de Coronel Fabriciano possui um acervo com mais de 32 mil exemplares, entre livros de autores nacionais e estrangeiros, contemporâneos, de literatura infanto-juvenil, arte, arquitetura, política, gastronomia, patrimônio cultural, ficção e romance; periódicos; áudio livros; materiais didáticos e apostilas pré-Enem. Também conta 30 títulos em Braille para atender leitores com deficiência visual.

Só em 20219 foram adquiridos/recebidos mais de 800 livros, dentre os títulos, foram doadas as coleções completas, como Harry Potter, O Senhor dos Anéis, As Brumas de Avalon e a Trilogia 50 Tons de Cinza. Os leitores também podem indicar livros não encontrados, e que desejam ler, a serem adquiridos posteriormente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário