
31 de março, de 2021 | 15:36
Supermercados não funcionam nesta Sexta-feira da Paixão
Apesar de não abrirem nesta data, lojas do segmento poderão funcionar em outros feriados até o fim do ano
Emmanuel Franco
Lojas não poderão abrir neste feriado em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo; mas poderão funcionar nos dias 21 e 29 de abril

Os supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, peixarias, sacolões, hortifrútis e demais estabelecimentos do setor estarão de portas fechadas nesta Sexta-feira da Paixão (2) em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Mas, por força de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) , poderão abrir nos dias de Tiradentes (21/4), de Corpus Christi (3/6), da Independência do Brasil (7/9), de Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (2/11) e Proclamação da República (15/11). Em Ipatinga e Timóteo, ainda há a autorização para o funcionamento quando as cidades comemoram o aniversário de emancipação, em 29 de abril. As informações foram divulgadas pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
As CCTs também preveem que a mão de obra dos empregados do setor não poderá ser usada em outras cinco datas, além da Sexta-feira da Paixão: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 14 de novembro (quando será compensada parte das horas trabalhadas no dia de Proclamação da República) e, ainda, nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro de 2022 (Confraternização Universal).
Continuamos entendendo que as empresas, não apenas as do setor alimentício, devem ficar abertas o máximo de tempo possível. Não será o lockdown que vai frear os números epidemiológicos referentes à covid-19. Precisamos é de vacina e de ações efetivas dos governos fortalecendo o sistema de saúde”, reclama o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, aproveitando para se posicionar contra a imposição da Onda Roxa do programa Minas Consciente em todo o estado.
Bom senso
O dirigente sindical reforça que a negociação abrangendo as sete datas só foi possível graças ao bom-senso dos representantes dos empregados. Não há obrigação na abertura destas empresas, pois o que firmamos na CCT é a permissão para funcionar. É bom lembrar que, para quem decidir abrir, há algumas regras elencadas nas convenções”, explica Facundes.
Outras informações sobre o que foi definido para Ipatinga podem ser obtidas na Convenção Coletiva de Trabalho assinada, disponível em www.sindcomerciova.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]