30 de março, de 2021 | 17:40
Tele referência passa a orientar pacientes por telefone em Coronel Fabriciano
Divulgação
Secretário de Saúde informou que o objetivo é ampliar o acesso à saúde e referenciar o paciente para o local correto de atendimento

Em Coronel Fabriciano, pessoas com sintomas ou dúvidas sobre covid-19 ou em situação de urgência e emergência médicas contam com mais uma ferramenta de atendimento: o Tele Referência - Saúde”. A informação é da Secretaria de Saúde. O serviço está disponível pelo número 98942-3003, é gratuito, não precisa baixar aplicativo e funciona 24 horas por dia/sete dias por semana.
Conforme a administração do município, basta ao munícipe enviar uma mensagem de texto ou áudio para o whatsapp 989422-3003, informar seus dados pessoais e relatar o problema de saúde. Do outro lado da linha, um profissional da saúde vai atendê-lo, fazer o diagnóstico prévio e gerar uma guia que deve ser apresentada na unidade de saúde mais adequada para cuidar do caso: Hospital Dr. José Maria Morais, UPA 24 horas ou Centro Covid-19. O serviço é exclusivo para moradores de Fabriciano”, informa a nota enviada pela administração.
Conforme o governo, o objetivo é ampliar o acesso à saúde e referenciar o paciente para o local correto, sobretudo, em situações de urgência e emergência. É mais uma ferramenta para melhorar a rede municipal de saúde e garantir o atendimento adequado ao paciente quando e onde ele precisar, com rapidez e eficiência, também por telefone. Usar a tecnologia em favor da população é uma marca da gestão Novos Tempos”, resume o prefeito Marcos Vinicius.
Presenciais
O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, acrescenta que os atendimentos presenciais continuarão funcionando normalmente em todas as unidades da rede de Saúde, independentemente de o paciente acessar ou não a nova ferramenta. As nossas portas, principalmente, as de urgências continuarão abertas. A vantagem é que ao usar o Tele Referência, o paciente vai já passar por uma triagem prévia ainda em casa. Basta ele apresentar guia do Tele Referência na recepção do local indicado - Hospital, UPA ou Centro de Referência COVID-19 - e iniciar o tratamento”, explica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]