30 de março, de 2021 | 10:00

Último dia de inscrições do processo seletivo de cursos técnicos no Cefet

Tiago Araújo
Para o campus de Timóteo estão disponíveis 164 vagas no processo seletivo para cursos técnicos Para o campus de Timóteo estão disponíveis 164 vagas no processo seletivo para cursos técnicos

Encerra-se nesta terça-feira (30) o prazo para as inscrições do Processo Seletivo dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), com ingresso no ano letivo de 2021. Para o campus de Timóteo, serão disponibilizadas 164 vagas para os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Metalurgia e Química.

A seleção ocorrerá em duas etapas: habilitação (por meio da avaliação do histórico escolar do Ensino Fundamental) e sorteio. Em nota, o Cefet informou que o processo seletivo por meio de provas, modelo anteriormente adotado, foi substituído este ano devido ao período de excepcionalidade estabelecido no Cefet, em decorrência da pandemia de covid-19.

Ao todo, são ofertadas 2.402 vagas, sendo 50% destinadas ao acesso por ampla concorrência e 50% ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas, que inclui como critérios estudo integral em escola pública, renda, cor-etnia e deficiência.

Inscrição

Após a leitura do edital, o candidato deve acessar a área de Inscrições do site www.vestibular.cefetmg.br e seguir as instruções para preenchimento do Questionário Socioeconômico; escolha por campus, curso, forma e modalidade; informação de notas do histórico escolar e impressão do boleto bancário. As oportunidades são destinadas a dez cidades mineiras: Araxá, Belo Horizonte, Campo Belo, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha.

Graduação

O processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de graduação do Cefet também está aberto e será por meio das notas de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para ingresso no 1º semestre letivo de 2021 deverão ser feitas pelo site www.vestibular.cefetmg.br até o dia 19 de abril. Para o Campus de Timóteo, os candidatos poderão fazer inscrições para os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica.

Quem pode participar

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e que tenham participado de uma das duas últimas edições do Enem (2019 ou 2020) e obtido, no mínimo, 500 pontos na prova de Redação e, no mínimo, 450 pontos em cada uma das demais provas. Caso o candidato tenha participado das duas edições e comparecido a todos os dias de prova, será considerada a maior Nota Final obtida dentre as duas edições.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário