Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de março, de 2021 | 12:39

Eduardo Sirotsky Melzer acredita em lucro e propósito

Divulgação
Eduardo Sirotsky Melzer, fundador e CEO da EB Capital, gestora de private equity, afirma que, além de pensar em lucro, as empresas precisam ter um propósitoEduardo Sirotsky Melzer, fundador e CEO da EB Capital, gestora de private equity, afirma que, além de pensar em lucro, as empresas precisam ter um propósito

Eduardo Sirotsky Melzer, fundador e CEO da EB Capital, gestora de private equity, afirma que, além de pensar em lucro, as empresas precisam ter um propósito. Para ele, o propósito é o que move a capacidade de investimento e retorno. “Em 2017, quando demos início à EB, tínhamos essa crença na economia mundial como um grande impulsionador para o desenvolvimento do Brasil. Somos um País rico. O real é um vetor de crescimento. Porém, respeitadas algumas circunstâncias. Então, dentro desse contexto, criamos a visão de que era preciso investir em lacunas estruturais”, afirma.

E o que é uma “lacuna estrutural?”. Segundo o fundador e CEO da EB Capital, “são ineficiências do Estado. Nós procuramos investir nesses ambientes e, a partir da agregação de valor, conseguimos alavancar determinados segmentos”. Exemplo disso é a conectividade, que ainda é um obstáculo no Brasil. Desde 2018, a EB Capital vem fazendo esforços para aumentar a capacidade de conectividade dos brasileiros por meio da fibra ótica. Para isso, a gestora criou até um projeto: o EB Fibra que, a cada ano, consolida mais e mais provedores de internet no interior do Brasil, onde o acesso às redes ainda é um obstáculo.

“A oportunidade no setor é muito evidente”, diz Eduardo Sirotsky Melzer. O mercado de provedores de internet é extremamente fragmentado no Brasil. A penetração da fibra óptica no País é de menos de 16% e, vale lembrar, a demanda é secular. “Antes da pandemia, a gente explicava o que a gente fazia com base nessas lacunas estruturais. A pandemia trouxe um termo que é exatamente o que a gente faz, que é a nossa busca para oferecer à sociedade serviços essenciais, como a conectividade”, aponta o fundador e CEO da EB Capital.

A EB Capital não enxerga a economia real como um player financeiro



Eduardo Sirotsky Melzer conta ainda que a EB Capital não enxerga a economia real como um player financeiro. Pelo contrário. Ele afirma que a gestora tem a preocupação – e o pilar – de investir em negócios que apresentem fundamentos de alto crescimento e que possam levar para um crescimento sustentável de ambos os lados. “Não queremos investir em algo que tenha o risco de virar pó. Por isso, queremos preencher essas lacunas estruturais”, explica.

O fundador e CEO da EB Capital destaca que, antes gestora de private equity virar uma realidade, já havia a ideia de não aceitar “subótimos”. “Buscamos os maiores retornos possíveis em tudo aquilo que a gente faz. É o que dá sustentabilidade a longo prazo. O retorno elevado. Nós não aceitamos subótimos em nada do que a gente faz. Agora, fazemos sempre isso buscando levar prosperidade para o nosso país. A gente acredita que isso não somente é possível, como necessário”, diz Eduardo Sirotsky Melzer.

No entanto, a crença na economia real e em investimentos sólidos e com propósito não foram as únicas alavancas da EB Capital. Segundo Eduardo Sirotsky Melzer, outro fator, não menos importante, fez parte dessa construção: a capacidade de conhecimento de gestão de cada um dos integrantes da gestora. “O nosso diferencial está muito vinculado ao nosso histórico e ao nosso conhecimento de gestão, de execução. É, de fato, escalar essas companhias nas quais apostamos”, completa.

Quem é Eduardo Sirotsky Melzer



Eduardo Sirosky Melzer foi CEO e Chairman do Grupo RBS, um dos maiores conglomerados de multimídia do Brasil. Além disso, ele trabalhou na Booz Allen Consulting, Delphi nos EUA, e foi MD na BoxTop Media em NY.

Eduardo Sirotsky Melzer é formado em Administração pela PUC do Rio Grande do Sul e possui MBA pela Harvard Business School em Boston, nos EUA.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário