PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

23 de março, de 2021 | 16:08

Ex-técnico Ney da Matta dará nome a quadra poliesportiva no Vila Militar

Arquivo DA

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, por unanimidade, projeto de lei que nomeia a quadra poliesportiva pública localizada no bairro Vila Militar com o nome Ney da Matta. O espaço de prática esportiva se situa entre as ruas Tucumã e Porto. O projeto é de autoria do vereador Avelino Cruz, o Vevê, que classificou a homenagem como “justa, já que foi grande a contribuição esportiva do falecido treinador ao município de Ipatinga”.

Roneivaldo da Matta Soares, mais conhecido como Ney da Matta, atuou no futebol desde garoto. Primeiramente, foi jogador de equipes de base em Belo Horizonte e de diversos clubes do futebol amador ipatinguense, como o AERBI, Ideal, Aciaria, dentre outros. Assim que encerrou a carreira como zagueiro, iniciou como treinador, tendo dirigido equipes de diversos estados. No profissional do Ipatinga Futebol Clube trabalhou em quatro oportunidades. Ele morreu em maio de 2019, aos 52 anos, acometido de uma pancreatite.

Andarilho da bola

Ney da Matta também dirigiu, em Minas Gerais, times como Villa Nova, Democrata-GV, Valério, Uberlândia, Boa Esporte, Tupi, Democrata-SL. Noutros estados, o Brasil de Pelotas-RS, Sampaio Corrêa-MA, América-RN, Brasiliense, Remo, CSA, CRAC de Catalão-GO, Guarani-SP, dentre outros, numa carreira de 20 anos.

Para Avelino, além de todo o seu reconhecido trabalho, ele ainda mantinha uma escolinha de futebol no Estádio Ferreirão, em Ipatinga e treinou centenas de garotos. “Era dedicado, amigo e contribuiu muito com o município”, disse Avelino Cruz. Ney também foi secretário de cultura, esporte e lazer do município.

Sua família recebeu com alegria a notícia do projeto. Para Célia Muniz, viúva do ex-treinador, a aprovação da lei traz reconhecimento do trabalho dele e “eterniza seu nome em Ipatinga. Ficamos felizes e agradecidos com essa homenagem”, disse.

O radialista Fernando Silva, que acompanhou a carreira de Ney da Matta ao longo dos anos como treinador, destacou que ele foi um dos técnicos mais importantes do futebol mineiro. “ No Ipatinga, em 2011, o time teve acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Ele reconstruiu em um tempo tão pequeno, um time que estava com muitos problemas. Ele era muito capaz e deixou um legado de ter sido o técnico do maior número de jogos em que o Tigrão de Aço disputou partidas: foram 96 vezes. Enfim, uma figura que jamais poderá ser esquecida do esporte do Vale do Aço”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Hermógenes Roque

23 de março, 2021 | 17:42

“Saudoso Ney da Matta, grande homem que estará para sempre nos corações dos Familiares e amigos, foi meu treinador nas categorias de base do Ipatinga FC. Uma bela homenagem !!”

Envie seu Comentário