22 de março, de 2021 | 16:00
Clássico fraco
Fernando Rocha
O clássico centenário, disputado anteontem no Independência, em que o América saiu vencedor por 1 x 0 sobre o Cruzeiro, foi tecnicamente muito fraco, ficando bem abaixo das expectativas das duas equipes.Cabe agora, às comissões técnicas dos dois lados e suas diretorias, refletir sobre o que se viu em campo, visando as principais metas futuras de cada um nesta temporada.
Ficou claro que o América precisa se reforçar, para não virar saco de pancadas e ser rebaixado novamente à Série B do Campeonato Brasileiro.
A diretoria do Cruzeiro precisa cobrar do técnico Felipe Conceição e dos jogadores um desempenho melhor, ou seja, uma evolução verdadeira, pois caso isso não ocorra, além de não subir este ano de volta à Série A, periga ainda ser rebaixado para a Série C, algo até então inimaginável.
Vai parar
O Campeonato Mineiro chegou praticamente à metade com a conclusão da 5ª rodada da fase de classificação, mas será interrompido para obedecer às medidas impostas pela onda roxa, em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19.
Os times continuam treinando normalmente até a volta dos jogos, prevista para depois do dia 31 deste mês, quando termina o período de restrições definido em decreto do governo estadual.
A classificação atual mostra como surpresa positiva o Athletic de São João Del Rei, que subiu este ano à 1ª Divisão e ocupa o 3º lugar, na frente da Caldense, em 4º, que está a um ponto do Cruzeiro, o 5º colocado.
Se a competição terminasse agora, Athletic e Caldense estariam na semifinal com Atlético e América, mas o Cruzeiro, pela segunda vez consecutiva, ficaria de fora da decisão do título.
FIM DE PAPO
Na parte de baixo da tabela, o Uberlândia soma quatro pontos ganhos, em 11º lugar; e o Coimbra aparece em último, com apenas dois, e assim ambos seriam rebaixados. Um detalhe interessante: no ano passado, o Villa Nova de Nova Lima foi rebaixado com apenas quatro pontos, somados em toda a disputa. Agora o Uberlândia já tem os mesmos quatro pontos, faltando ainda seis rodadas para o término da competição. Isto indica que a pontuação para definir o rebaixamento vai aumentar, ameaçando ainda mais os times de fora do G-4.
O bom repórter setorista tem boas fontes e sabe o momento certo de divulgar uma informação, saindo na frente da concorrência. Samuel Venâncio, da rádio Itatiaia, é um deles, e na sexta-feira (19) revelou, antecipadamente, a surpresa” que o técnico Felipe Conceição estava preparando para o clássico. Alan Ruschel foi mesmo escalado no meio de campo como armador, conforme adiantou o repórter. Como a imprensa não pode mais cobrir presencialmente os treinamentos, cabe agora ao Cruzeiro tentar descobrir quem é o X-9”, aquele que passou a informação ao repórter e acabou com a surpresa” do treinador celeste.
A boa atuação de Nacho Fernández, em sua estreia com a camisa do Galo, na vitória fácil de 3 x 0 sobre o Coimbra, não encobriu totalmente as falhas da defesa, que fez lembrar o time sob o comando de Sampaoli, nos primeiros 20 minutos do 1º tempo. As opiniões se dividem quanto à solução para o problema da fragilidade defensiva do time. Há defensores da contratação de um bom zagueiro, para jogar ao lado do paraguaio Alonso; outros querem um volante tipo brucutu”, semelhante ao que havia no time vitorioso de 2013, mas também existem os que acham ser mais prático o técnico Cuca mudar o esquema de jogo, tornando a equipe mais cautelosa, ainda que sem perder agressividade.
O ex-presidente Tancredo Neves costumava dizer que o que vale é a versão, e não o fato, ou a suposta verdade, uma vez que cada acontecimento tem tantas avaliações que quase nunca se sabe o que realmente aconteceu, ou quem está dizendo o justo, correto e verdadeiro. Neste caso, penso que Cuca poderia aproveitar todas as correntes de opinião e indicar a contratação de um excelente zagueiro e um bom volante de marcação, além de fazer ajustes no atual esquema para que o torcedor alvinegro não sofra tanto, a cada jogo, com a bondade” da defesa alvinegra quando é contra-atacada. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]