22 de março, de 2021 | 09:45
Enquanto a bola rola pelos Estaduais, Brasileirão 2021 já está no foco das equipes
O Campeonato Brasileiro de 2020 foi encerrado somente no dia 25 de fevereiro, quando o Flamengo sagrou-se campeão do certame, no Morumbi. O atraso no calendário ocorreu em função da pandemia de covid-19, em um ano atípico em que muitos compromissos de 2020 vieram parar em 2021. Naquele 25 de fevereiro, plena quinta-feira, a equipe carioca perdeu para o São Paulo, por 2 a 1, mas contou com o tropeço do Internacional, o saldo de pontos na tabela, e celebrou o título do Brasileiro. Para o São Paulo também não acabou mal. O clube paulista festejou vaga na fase de grupos da Libertadores.
Agora, enquanto a bola rola pelos jogos estaduais, o foco já está centrado no Campeonato Brasileiro de 2021. É hora de entender a dinâmica das Apostas bet365 brasileirao, no site há todas as informações que interessam ao torcedor como o funcionamento e as vantagens. Caso seja mantida a programação da CBF, a bola rola na principal disputa do futebol brasileiro a partir de 30 de maio.
Na edição passada, apesar do atraso histórico, das arquibancadas vazias e incertezas de quais jogadores estariam em campo na semana seguinte, em função da contaminação, Flamengo e Inter brigaram pelo título até o último minuto da última rodada, mas o troféu acabou indo para o Rubro-Negro.
Mas se 2020 deixou saudade, apesar de tudo o que estamos vivendo, por causa da pandemia do coronavírus Sars Cov 2, agora agravada com as novas variantes do vírus e uma vacinação ainda longe de imunizar toda a população, a disputa de 2021 promete grandes emoções. Assim como outros setores da economia, também nos esportes as pessoas precisam se reinventar a cada dia.
O fato é que os clubes brasileiros não tiveram tempo para pré-temporada antes do início dos estaduais. Sem tempo para descanso, os clubes da primeira divisão nacional mal terminaram uma temporada e já foram para outras competições.
E agora estão a postos também para o Brasileirão de 2021, que deverá começará apenas uma semana depois da data limite imposta pela CBF para o término dos regionais por todo o país, o que está previsto para o mês de maio.
No calendário divulgado pela CBF , foram reservadas 38 datas para a disputa da competição, que se estende até o dia 5 de dezembro de 2021, se tudo correr como o planejado até lá.
Dos 20 clubes que iniciaram o Brasileirão de 2020, quatro foram rebaixados à segunda divisão: Botafogo, Coritiba, Goiás e Vasco da Gama. No lugar deles, Chapecoense, América-MG, Cuiabá e Juventude, os quatro melhores times da Série B de 2020 , integram a elite do futebol nacional. Estarão na disputa do Brasileirão de 2021:
América-MG
Athletico
Atlético-GO
Atlético-MG
Bahia
Bragantino
Ceará
Chapecoense
Corinthians
Cuiabá
Fortaleza
Flamengo
Fluminense
Grêmio
Internacional
Juventude
Palmeiras
Santos
São Paulo
Sport
Veja o regulamento do Brasileirão 2021
Para o Brasileirão de 2021, a CBF mantém o formato de disputa adotado em 2020, com 20 clubes na disputa do título em um sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta. Dessa forma, cada equipe faz um total de 38 jogos. O campeão é aquele que somar mais pontos.
Os quatro primeiros colocados garantem vaga na fase de grupos da Libertadores da América, enquanto o quinto e o sexto disputam a Pré-Libertadores. Do sétimo ao 12º, as equipes seguem para a disputa da Copa Sul-Americana. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão e darão lugar aos quatro melhores times da Série B.
CBF fala em ambiente seguro para manter o calendário
No dia 10 de março, em videoconferência, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, afirmou que o futebol é um ambiente seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar”.
O relatório aponta que mais de 89 mil testes foram realizados e 13.237 atletas monitorados durante os torneios organizadas pela CBF (masculino e feminino, profissional e base). Por meio de gráficos comparando a taxa de transmissão comunitária da covid-19 no país e no futebol, a comissão médica especial da entidade concluiu, segundo nota publicada no site oficial da confederação, que não há evidência de contaminação cruzada em campo”.
A CBF também anunciou alterações no protocolo de 2021, como testes 72 horas antes de cada partida e 72 horas após o retorno da delegação nas rodadas como visitante se o intervalo para o jogo seguinte exceder cinco dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]