19 de março, de 2021 | 14:28

Você já fez seu check-up auditivo?

Débora Barros*

Assim como a rotina do exame de próstata e mamografia é fundamental para prevenção e diagnóstico precoce do câncer no homem e na mulher, incluir o exame auditivo na rotina anual de check-up também é essencial para prevenir perda auditiva ou mesmo diagnosticá-la em seu estágio inicial.

Muitas pessoas também têm resistência ao exame auditivo e ficam adiando até realmente ter algum sinal de que algo está errado ou quando já há uma perda auditiva de grau elevado instalada.

Lembre-se: a audição também faz parte dos cuidados com a saúde geral.

Quando fazer? O ideal é iniciar desde a infância e ir acompanhando o desenvolvimento da criança. Mas se você já um adulto, antes dos 55 anos faça um check-up da audição anualmente e após essa idade, faça o exame a cada seis meses.

Mas por que fazer check-up auditivo anual é tão importante?

Através do exame de audiometria é avaliada a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Com ele detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar sobre o tratamento mais adequado para cada caso. 
A questão é que muitas pessoas já apresentam sinais como zumbido no ouvido, assistem TV com volume alto, falam alto com outras pessoas, pedem para repetir o que os outros dizem, e mesmo assim demoram para procurar um profissional para avaliar a audição. E dessa forma, a perda auditiva só vai progredindo. Quanto antes o diagnóstico, melhores resultados no tratamento e melhor qualidade de vida para o paciente.

E nos idosos, por que ainda é mais importante fazer o check-up a cada seis meses? Assim como nós envelhecemos, a nossa pele se modifica, nossa audição também sofre um envelhecimento natural, e por isso a frequência do check-up auditivo após os 55 anos deve ser a cada 6 meses.

Pesquisas revelam que a perda auditiva não tratada corretamente pode desencadear nos idosos, por exemplo, outros problemas como maior risco de desenvolver depressão e demência, além de outros problemas associados à saúde mental.

* Fonoaudióloga há 25 anos. Especialista em audiologia e aparelhos auditivos 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário