06 de março, de 2021 | 09:17

Ameaça de colapso leva Itabira e mais 17 cidades da região a entrar na onda roxa

Divulgação
De um total de 30 leitos de UTI Covid SUS disponíveis em Itabira apenas dois estavam livres na sexta-feira (5)De um total de 30 leitos de UTI Covid SUS disponíveis em Itabira apenas dois estavam livres na sexta-feira (5)

Em decisão coletiva tomada no fim de semana, o município de Itabira, e outras 17 cidades circunvizinhas, por conta própria, aderiram à onda roxa do programa Minas Consciente, do governo de Minas Gerais. As restrições, que visam o enfrentamento da pandemia que tem números crescentes na região, entram em vigor nesta segunda-feira (8).

Itabira está inserida na onda amarela do plano, mas vive o drama de ter ocupação de 90% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com a covid-19. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a população, diante do risco de colapso no atendimento aos pacientes da pandemia.

“Há duas semanas a taxa de contaminação era de 0,8 e agora está em 1,18. Significa que a cada cem pessoas contaminadas, 118 podem ser contaminados. É uma situação muito alarmante. Essas cidades são muito próximas, então é preciso tomar decisões em conjunto, porque se o comércio fecha em uma cidade, as pessoas vão para outra cidade e não adianta. É uma decisão inédita e para todas juntas tentarem fortalecer essa guerra contra a escalada do vírus”, explicou.

O prefeito avalia que a entrada das cidades na onda roxa do Minas Consciente seria inevitável nos próximos dias, devido à superlotação dos hospitais.

Itabira tem um total de 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com a covid-19, mas apenas dois estavam desocupados na sexta-feira (5). Marco Antônio Lage também anunciou a instalação de barreira sanitária. Já o toque de recolher, uma das medidas previstas na onda roxa, ainda terá a adoção avaliada.

Divulgação
Marco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a populaçãoMarco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a população
Impactos

Com a adesão “voluntária da onda roxa”, a partir de segunda-feira passam a funcionar em 18 cidades apenas os serviços essenciais. A administração municipal de Barão de Cocais informou que vai adotar o ‘toque de recolher’ já a partir da meia noite de segunda-feira (8). As regras determinam que a restrição seja de 20h às 5h. As medidas vão valer por 15 dias, conforme define o protocolo elaborado pelo governo estadual.

A onda roxa passa a vigorar segunda-feira em Itabira, Rio Piracicaba, Nova Era, Bom Jesus do Amparo, Bela Vista de Minas, Itambé do Mato Dentro, Barão de Cocais, Ferros, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira, Catas Altas, Santa Bárbara, Morro do Pilar, Passabém, Alvinópolis, São Domingos do Prata, Dom Silvério e Sem Peixe.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário