06 de março, de 2021 | 08:48

A força da Plataforma Educativa

Iniciativa do Instituto Usiminas disponibiliza conteúdo para professores

Com foco em temas e metodologias das artes para a realização de aulas e projetos integrados em escolas, a Plataforma Educativa do Instituto Usiminas apresenta aos professores e arte educadores propostas presenciais e remotas de conteúdo podem ser utilizados na volta às aulas.

O espaço virtual inclui cursos, oficinas, contação de histórias, palestras, visitas mediadas e projetos de educação ambiental. A Plataforma Educativa pode ser acessada de forma gratuita no site educativoinstituto.usiminas.com.

Para facilitar a navegação, uma cartilha com orientações foi preparada e enviada à secretaria das escolas das redes pública e particular de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.

Divulgação/ACS IU
A Plataforma Educativa pode ser acessada de forma gratuitaA Plataforma Educativa pode ser acessada de forma gratuita
Escolas e educadores interessados em receber o material podem entrar em contato com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3822-2215.

Lançada em dezembro de 2020, como extensão da Ação Educativa, a Plataforma Educativa tem conteúdo voltado para a formação cultural de comunidades escolares em todo o Brasil e outros países falantes de língua portuguesa, além de oferecer tradução em Libras.

Os conteúdos estão alinhados às orientações do MEC, sintetizadas na Base Nacional Curricular Comum, e também com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, explica que, por meio da Plataforma Educativa, a Usiminas e seu Instituto proporcionam diversas experiências com a educação, a arte e a cultura.

“Desenvolvemos um projeto de preparação e desenvolvimento de conteúdos que possam ser acessados em escolas ou em qualquer lugar onde exista o desejo de ampliar horizontes culturais, adotando uma educação comprometida com a humanidade e com o mundo no contexto atual”, ressalta.

Formação para educadores
Os cursos de formação da Ação Educativa são especialmente desenvolvidos por profissionais das áreas de arte, educação e cultura, alinhados a valores e objetivos estratégicos do Instituto Usiminas para o desenvolvimento humano sustentável.

Com o Programa de Formação para Professores e Arte-educadores, promove-se a troca de conhecimentos e reflexões, transpondo fronteiras. Na Plataforma Educativa, os cursos são organizados em videoaulas, com exercícios e materiais de apoio.

A Ação Educativa promove encontros síncronos para marcar o lançamento de cada novo curso, com a participação dos docentes e pesquisadores que elaboraram as propostas.

Raquel Vieira, Kiara Terra, Stela Barbieri e Tião Rocha são alguns dos palestrantes que ministraram cursos pelo Programa de Formação de Professores e Arte-educadores da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

A Plataforma Educativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário