05 de março, de 2021 | 18:34

Empresa anuncia investimento de R$ 25 bi para fábrica de veículos elétricos em MG

Divulgação
A estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias comece a ser implantada em junho de 2021 na Região Metropolitana de Belo HorizonteA estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias comece a ser implantada em junho de 2021 na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Foi assinado nesta sexta-feira (5) protocolo de intenção entre o Estado de Minas Gerais e a Bravo Motor Company para implantação de uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina. O investimento estimado para a fase 1 do projeto, chamada de Projeto Colosso 1, é de R$ 25 bilhões.

Novas fases de investimento estão previstas para outras regiões de Minas, com produção de baterias de lítio, e devem ser tema de futuros protocolos com a empresa.

Potencial

O CEO da Bravo Motor Company Brasil, Eduardo Javier Muñoz, disse que o potencial de Minas Gerais levou a empresa a concentrar aqui suas operações no Brasil. “Industrialmente, nossa estratégia inicial era abrir três fábricas no Brasil. Uma em Minas, outra no Sul e outra no Norte. Em dezembro, na primeira visita aqui, entendi rapidamente que teríamos que fazer um esforço muito grande e que deveríamos nos concentrar em Minas Gerais. É muito importante entender que estamos vindo para Minas Gerais para trazer a indústria 4.0, a eficiência e a transparência aumentadas. Eficiência aumentada do ponto de vista da tecnologia empreendedora, e transparência aumentada do ponto de vista da implantação e integração dessa tecnologia e serviços com a população”, explicou.

O projeto

A estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias comece a ser implantada em junho de 2021 na Região Metropolitana de Belo Horizonte e inicie a operação em 2023. A produção estimada para 2024 é de 22.790 unidades de veículos e 43.750 de unidades de packs de baterias. O investimento total de R$ 25 bilhões deve ser realizado até o final de 2029 e a previsão é que sejam gerados 13.813 empregos diretos e indiretos.

Durante a agenda nesta sexta-feira, também foi assinado protocolo de cooperação entre a Bravo e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), para apoio às ações. O gerente de investimento da Apex, Roberto Escoto, destacou a importância do trabalho em conjunto para atrair bons investimentos ao estado.

“O Indi tem uma equipe extremamente profissional e proativa, e nós temos trabalhado em parceria intensamente. Minas tem sido uma referência para os outros estados. A Apex entende que a atração de investimentos estrangeiros é muito mais efetiva quando temos este nível de integração que nós atingimos com o estado de Minas Gerais. Não há dúvida que este investimento é inovador, vai gerar uma grande quantidade de empregos qualificados e transferir tecnologia para todo o país”, afirmou.

Economia verde

Além da geração de empregos e benefícios econômicos, a implantação da nova fábrica vai gerar ganhos significativos ao meio ambiente, já que o carro elétrico é mais sustentável e menos poluente. Além disso, os veículos elétricos tendem a ser mais silenciosos e eficientes, ter menor custo de abastecimento e menor custo tributário e de manutenção.

O diretor de atração de investimentos do Indi (Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Alexandre Barquette, avalia que o projeto deve ser exemplo para todo o país.

“A implantação deste projeto eleva Minas Gerais a um novo patamar de desenvolvimento de tecnologias disruptivas e sustentáveis ainda não visto no Brasil, voltadas à mobilidade elétrica, com o desenvolvimento e produção de veículos elétricos e seus componentes. Reflete a importância de Minas nos mais variados setores da economia e sua busca constante para se manter na vanguarda de tecnologias que facilitem e melhorem a vida das pessoas”, afirmou.

A ArqBravo Group começou a operar em 2008 na Argentina. Em 2019, criou a primeira comunidade de energia de vanguarda para produção de baterias, tetos solares e veículos, na Califórnia. No Brasil, produz atualmente projetos de mobilidade elétrica no Pará, com frota de 1,1 mil veículos elétricos em Belém. Em 2021, o grupo abriu CNPJ em Minas sob a razão Bravo Motor Company Brasil.

Cluster Industrial

Cluster Industrial é um conjunto de empresas dedicado à inovação aplicada nas áreas de mobilidade urbana e energia, onde serão fabricadas baterias de lítio de alta densidade energética, veículos de mobilidade urbana (pessoas e mercadorias), sistemas de armazenamento de energia, nodos de comunicação para satélites, sistemas de cargas por indução, robôs para uso em logística e combate a incêndios, sistemas de motorização elétrica para mobilidade de pessoas com deficiência motora e sistemas de transporte público.

Investimentos em Minas

Até fevereiro de 2021, Minas fechou mais de R$ 95 bilhões em investimentos via Indi, além do protocolo firmado nesta sexta-feira. Somente os R$ 25 bilhões assinados pela Bravo é quase equivalente a todo o investimento atraído entre 2015 e 2018, que foi no total de R$ 28,2 bilhões.
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Comentários

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Paulo Robisson Marques Ribeiro

28 de março, 2021 | 21:10

“Já estou sentindo cheiro de curto-circuito no ar....”

Arnaldo Gomes Bianchini

08 de março, 2021 | 13:11

“Se for aquele carro da foto, sugiro um design menos futurista e mais conservador.”

Ivonete Mello

07 de março, 2021 | 15:25

“Muito bom se for verdade , Brasil precisa desenvolver . Meu sonho é ver todos os brasileiros orgulhosos de nosso país”

Ivonete Mello

07 de março, 2021 | 15:22

“Muito bem o Brasil precisa crescer espero que isso seja verdade . Meu grande sonho é ter um carro sem cheiro de poluição”

Isaque

07 de março, 2021 | 15:16

“? incrível como tem gente que comenta aquilo que desconhece. Além de consumir menos peças na mecânica, os materiais das baterias são perfeitamente recicláveis e de valor agregado.
Se não tivermos carros fabricados aqui, seremos invadidos por importados!
Parabéns ao governo de Minas pela conquista; o desenvolvimento de um cluster depende de pessoas destemidas.”

Benício Pinheiro ávila

07 de março, 2021 | 14:45

“Muito estranho este investimento, tá com cara de laranjal mesmo.”

Pedro Paulo

07 de março, 2021 | 08:04

“Parabéns Governador. Atraindo investimentos que empregam alta tecnologia e demanda pesquisa científica constantes é que promoveremos o desenvolvimento sustentável.”

Roberto

06 de março, 2021 | 23:49

“Parabéns para nosso governador !!!
Vamos olhar para o futuro!!”

Boa Noite

06 de março, 2021 | 21:04

“A cana de açúcar nasce em qualquer lugar e um processo simples e barato e limpo. E vem falar em veículos elétricos e o lixo gerado depois da vida útil da bateria?”

Luis

06 de março, 2021 | 19:19

“Kkkk. Esses caras vai e inportar essas baterias por que o mercado local não tem estrutura pra isso. e nem infraestrutura pra carros elétricos. Bateria mais cara que o carro em questão de proluição também poluente como lítio cobalto que N é matéria prima renovável vai destruir terras como eles deixaram a Vale fazer. Brincadeira isso daí perca de tempo implementar uma tecnologia que o mercado N tem demanda. E o próprio governo está focado no célula de combustível a etanol e híbridos flex que é versátil.”

Josué

06 de março, 2021 | 18:10

“Estranho uma empresa com capital de R$ 100.000,00 investir R$ 25 bilhões na construção de uma fábrica de veículos.
Desconheço marca de veículos com o nome Bravo.”

Reinaldo Cordeiro Valadares

06 de março, 2021 | 14:07

“Que seja breve, que Deus abençoe todos os projetos e poderia ser na minha cidade esse investimento!
Unai-MG pensem aí...”

Alexandre França

06 de março, 2021 | 13:24

“Oba, até que enfim vamos entrar no Primeiro Mundo, por da mobilidade elétrica. Só espero a primeira chamada para fazer meu pedido de reserva de um veículo a ser produzido. Estou aguardando”

Rock

05 de março, 2021 | 21:08

“Tem que ser também,veículos com valores acessíveis a todos.
Caso contrário a PETROBRÁS vai continuar nadando de braçadas né?”

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