05 de março, de 2021 | 17:27

Obras do Parque Linear do bairro Cidade Nova são retomadas

Previsão do Grupo Landaeta é que intervenções sejam concluídas daqui a três anos

Divulgação
Prefeito de Santana do Paraíso esteve no galpão montado para as obras do parque linear Prefeito de Santana do Paraíso esteve no galpão montado para as obras do parque linear

A administração municipal de Santana do Paraíso anunciou a retomada das obras do Parque Linear, localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Cidade Nova. Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Bruno Morato (Avante) esteve reunido com integrantes do Grupo Landaeta, responsável pela obra, e para vereadores de sua base aliada, em um galpão montado para as intervenções. A previsão de conclusão é de 36 meses, contados a partir de agora. Os trabalhos no local estavam parados desde 2020. No fim do ano passado, o Diário do Aço divulgou que o reinício das atividades ocorreria após o término do período chuvoso, que tradicionalmente vai até o mês de março, quando termina o verão.

A obra é resultado da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, a administração de Santana do Paraíso e a empresa Urbanize, do Grupo Landaeta. Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito Bruno Morato destacou a importância do empreendimento para o município.

“O parque linear será uma grande opção de lazer para os moradores, não só do bairro, mas para toda Santana do Paraíso. Além do mais, essa obra vem com a expansão do Cidade Nova, o que vai gerar emprego e renda para nossa região, trazendo muito mais desenvolvimento. A prefeitura se empenhou bastante para que esse momento pudesse acontecer, e temos de agradecer nossos parceiros, amigos e vereadores da nossa base aliada, que muito trabalharam para que isso virasse realidade”, celebrou. Estiveram presentes os parlamentares Vagner Dias (MDB), Alexandre Coutinho (Avante) e Alessandro Fábio (Patriota).

Prazo

Sobre a entrega da obra do parque, Morato lembrou que a previsão é de 36 meses, mas disse ter pedido ao grupo que acelere o quanto antes, tendo em vista sua importância e expectativa por parte da sociedade. “Mais importante que isso é dizer que o bairro tem um problema de mais de dez anos, que é a falta d’água e que está sendo solucionado agora, graças a um entendimento que tivemos com a Copasa, que está perfurando poços no bairro, e também ao grupo Landaeta, que se comprometeu a entregar uma caixa de 500 mil litros e fazer uma nova adutora, praticamente exclusiva para o bairro, para trazer a água que vem do Amaro Lanari. Isso até o fim deste ano, o que resolveria o problema”, ansiou.

Complexo

Proprietário do grupo Landaeta, Jorge Edmundo Silva Landaeta explicou que a estrutura do parque linear terá entretenimento completo. “São duas lagoas, pistas de caminhada, teremos também quadras esportivas e isso será aberto ao público da Região Metropolitana do Vale do Aço. Vamos entregar o parque pronto, administraremos pelo período de um ano e depois passará para o poder público”, adiantou.

O empresário avalia que o espaço será semelhante ao que existe no Parque Ipanema, em Ipatinga. “Mas trabalharemos para ter uma estrutura que seja o melhor possível e que traga benefícios para a comunidade. É um espaço grande, uma área de 28 hectares, 280 mil metros quadrados”, salientou. Também faz parte do projeto do parque a construção de pista de skate, quadras poliesportivas, pérgolas, campo de futebol, brinquedos infantis, academia ao ar livre, anfiteatro a céu aberto, espécies arbóreas nativas e jardins ornamentais distribuídos ao longo do Parque, totalizando 1.000 metros quadrados.

Melhorias para a comunidade

O prefeito Bruno Morato acrescentou que melhorias serão feitas naquela região do bairro Cidade Nova. “Estamos escolhendo uma área para a construção de uma escola, também a construção de um centro de convivência para terceira idade. Temos um projeto de trazer uma subprefeitura pra cá, que terá uma gama de serviços para atender pessoas da região, para que não desloquem até o centro da cidade. Compramos recentemente um aplicativo em que os cidadãos poderão soltar serviços por meio deste, o que irá facilitar e muito”, frisou.

Lagoa

A respeito da lagoa do bairro Cidade Nova, que ainda recebe carga de esgoto doméstico do bairro, o prefeito de Santana Paraíso ponderou que atualmente o município praticamente não tem esgoto tratado. Entretanto, explicou que no começo do ano entrou em entendimento com a Copasa e foi retomada a obra de passagem de um interceptor no Córrego da Garrafa, que vem desde o Industrial até o Cidade Nova. “Até o fim deste ano, e essa é a previsão do entendimento que tivemos com a Copasa, cerca de 95% do esgoto de Paraíso deverá ser tratado. Isso irá resolver o problema, tendo em vista que a companhia se comprometeu a retomar as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Cidade Nova e isso será um salto de qualidade muito grande para a cidade”, vislumbrou.

Alex Ferreira
Expansão do loteamento no bairro Cidade Nova virá acompanhada do parque linear, às margens da lagoa Expansão do loteamento no bairro Cidade Nova virá acompanhada do parque linear, às margens da lagoa



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leoncio Simoes

06 de março, 2021 | 04:59

“Tem que prender este povo que jogam lixo ai perto da lagoa ,i na entrada pela 381 .”

Envie seu Comentário