05 de março, de 2021 | 10:00

Médica alerta para cuidados com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Doença, que pode estar associada à covid-19, teve primeiro óbito registrado no estado

Bruna Lage
 Incidência da SIM-P ainda é incerta e até o momento, parece ser uma complicação rara da covid-19 Incidência da SIM-P ainda é incerta e até o momento, parece ser uma complicação rara da covid-19

Após a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrar, no dia 1º, o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), a médica Intensivista Pediatra da UTI do Hospital Márcio Cunha, Viviane Augusta de Oliveira Andrade, alertou para os cuidados possíveis, de forma a evitar a contaminação.

De acordo com o último boletim epidemiológico semanal da SES-MG, foram notificados 211 casos suspeitos de SIM-P em Minas Gerais, sendo 104 descartados e 77 confirmados. No Brasil, são 646 notificações confirmadas de SIM-P, com registro de 41 óbitos no período de 1/4/2020 a 2/1/2021. No Vale do Aço, regionais de saúde como Ipatinga e Coronel Fabriciano já tiveram casos registrados, segundo o mesmo boletim. Já, a criança que morreu em decorrência da síndrome tinha 9 anos, sem comorbidades e residia no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, com exame de RT-PCR detectável para covid-19.

Viviane Andrade explica que, em crianças, a covid-19 geralmente é leve. No entanto, em casos raros, elas podem ser gravemente afetadas e as manifestações clínicas podem ser diferentes das dos adultos, e se complicar com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que geralmente ocorre cerca de duas a quatro semanas após a infecção aguda pelo SARS-CoV-2.

“Essa doença é multissistêmica, ou seja, envolve pelo menos dois órgãos e sistemas, tais como: coração, rins, pulmões, dentre outros. Lembrando que a incidência da SIM-P ainda é incerta e até o momento, parece ser uma complicação rara da covid-19 em crianças. Só para exemplificar, incidência estimada de infecção por SARS-CoV-2 confirmada por laboratório em indivíduos com menos de 21 anos foi de 322 por 100.000 e a incidência de SIM-P foi de 2 por 100.000”, destacou.

Prevenção

A médica alerta que as medidas de prevenção são as mesmas em relação à covid. “Para reduzir o risco de transmissão, os indivíduos devem continuar usando máscaras, lavar as mãos, praticar a higiene respiratória (por exemplo, cobrir a boca ao tossir) e manter o distanciamento social, evitando aglomerações e contato próximo com indivíduos doentes. Lembrando que as máscaras devem estar limpas, cobrir o nariz, a boca e se ajustar confortavelmente ao rosto”, reiterou.

Região

Questionada se tem percebido casos da doença na região, a pediatra revela que sim. “Inclusive, com um óbito confirmado no estado de Minas Gerais. Mas felizmente, todas as crianças que tratamos na nossa instituição, até o momento, tiveram uma evolução favorável, o que é o mais comum, conforme descrito na literatura. Mas todo cuidado ainda é pouco e a prevenção ainda é a melhor forma de evitar desfechos ruins”, alertou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Barrabas

05 de março, 2021 | 10:42

“Ainda querem abrir escola com esta vacinacao desastrosa .o certo seria abrir escola so quando grande parte da populacao estiver vacinado.”

Envie seu Comentário