04 de março, de 2021 | 14:37

Brasil tem 44 cursos de graduação e pós entre os 100 melhores do mundo

Entre as brasileiras, USP lidera a lista com 32 cursos

Divulgação
Os cursos de Odontologia na USP, Unesp e Unicamp, foram eleitos como as melhores graduações no BrasilOs cursos de Odontologia na USP, Unesp e Unicamp, foram eleitos como as melhores graduações no Brasil

Entre os 100 melhores cursos do mundo, 44 são de universidades brasileiras. É o que apontou o “QS World University Rankings by Subject”, um estudo global feito pela consultoria QS Quacquarelli Symonds. Divulgada ontem (03), a pesquisa mostra a Universidade de São Paulo (USP) liderando entre as brasileiras, com 32 cursos. Foram considerados, para análise, áreas de graduação e pós em diferentes campis das instituições.

Em seguida aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 4, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), cada uma com um curso, completam a lista.

Os cursos de Odontologia na USP, Unesp e Unicamp, foram eleitos como as melhores graduações no Brasil. Logo em seguida são apontadas as formações em Petróleo na USP e Unicamp, e Engenharia de Minérios e Mineração, na USP.

Foram analisados 13.883 programas universitários individuais, em 1.440 universidades, em 85 locais ao redor do mundo, em 51 disciplinas acadêmicas e cinco amplas áreas de conhecimento. No caso da USP, por exemplo, foi analisada a produção de conhecimento em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O ranking completo.

O diretor de pesquisa da QS, Ben Sowter, explicou ao G1 que a classificação não aponta a qualidade do ensino das instituições mas, sim, a relevância do curso e da universidade, segundo parâmetros estabelecidos pela instituição.

"Uma das coisas mais importantes a se reconhecer é que não estamos medindo a qualidade do ensino. Estamos medindo a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, o impacto da pesquisa e a produtividade da pesquisa. Portanto, não estamos capturando o efeito da suspensão das aulas presenciais", explicou Ben Sowter.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário