03 de março, de 2021 | 15:07

Março Azul quer prevenir o câncer colorretal

Ramon Andrade de Mello *

Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são dois fatores fundamentais para a prevenção do câncer colorretal, tema da campanha do Março Azul. O tumor é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil, desconsiderando o câncer de pele não-melanoma. Essa doença também pode ser denominada como câncer de cólon e reto ou câncer do intestino grosso, que tem desenvolvimento a partir de pólipos, inicialmente lesões benignas e que crescem na parede do cólon. Pacientes com predisposição genética podem ser diagnosticados com o tumor: Principalmente aqueles que mantém hábitos não saudáveis.

O consumo diário de frutas e legumes regularmente estão entre algumas das formas de prevenção. A prática de exercícios físicos regulares e a ingestão de dois litros de água por dia são outras duas dicas importantes para manter a saúde em dia.

Os pacientes com câncer colorretal podem apresentar sintomas como perda de peso rápida e não intencional, ou seja, que não está diretamente relacionada à uma nova dieta, por exemplo. Anemia, cansaço e fraqueza também podem indicar a existência do tumor. A presença de sangue nas fezes e alterações no ritmo intestinal merecem atenção e devem ser motivo de uma visita ao médico. Vale lembrar ainda que dor e cólica com mais de 30 dias de duração também requer uma visita ao especialista.

* Oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve, e integrante do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, do Hospital 9 de Julho (SP) e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário