03 de março, de 2021 | 15:04

O histórico tombo de 4,1% do PIB brasileiro

João Beck * Rossano Oltramari **

“Com o tombo histórico, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação”

O Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) caiu 4,1% em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade econômica registrou a maior queda desde o início da série histórica do IBGE, em 1996. A queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%, segundo o instituto. Entre os setores que tiveram queda estão Serviços (-4,5%) e Indústria (-3,5%). Houve alta somente no setor de Agropecuária (2%).

Com o tombo histórico, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, segundo análise da agência de classificação de risco Austin Rating. No ano de 2019, o Brasil ficou na 9ª posição.

Após um crescimento de 7,7% no terceiro trimestre, o quarto trimestre teve um resultado até mais forte do que era o esperado. No quarto trimestre, o crescimento do consumo das famílias e da indústria ainda se apoia por resultado do auxílio emergencial, mas também por alguma retomada leve e gradual na economia, além de uma ajuda do dólar mais alto.

O controle da pandemia e a vacinação são cruciais para a retomada econômica e o Brasil tem tido um desempenho ruim nessa área. A alta acima do esperado do PIB e sem uma trégua da inflação dão mais corda para altas na taxa Selic por parte do Copom.

Para o investidor, o cenário é difícil para tomada de decisões ainda mais com a recente intervenção do governo na Petrobras, que teve reflexo negativo no mercado. Para quem toma decisão de investimento, o cenário é péssimo. Conversei com muita gente no mercado. Incerteza é a pior coisa para o investidor, e estamos vivendo isso.

É fundamental que o investidor tenha muita cautela nesse momento de tantas incertezas. Na bolsa, ações de empresas boas caíram fortemente nas últimas duas semanas nos setores de construção civil, varejo e saúde, o que pode ser uma oportunidade. Mas o risco também aumentou. Com isso, o investidor pessoa física tem que ter muita cautela.

Para este ano, a perspectiva é de possivelmente um PIB fraco justamente pela alta de juros, algo que o mercado já estima para a próxima reunião do Banco Central. A retirada ou diminuição de auxílios do governo, o aumento da taxa de juros por causa da inflação e a vacinação caminhando a passos lentos também podem pesar no desempenho do PIB em 2021.


* Economista e sócio da BRA
** Estrategista e sócio da 051 Capital
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário