03 de março, de 2021 | 16:01

Copasa explica à administração municipal em Ipatinga a devolução de valores cobrados a mais

Reprodução
Consumidores que tiveram cobrança indevida estão recebendo contas de água e esgoto com tarifa zerada Consumidores que tiveram cobrança indevida estão recebendo contas de água e esgoto com tarifa zerada

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, recebeu esta semana um comunicado da Copasa, com a informação, segundo a qual a companhia de saneamento está ressarcindo os usuários do município quanto a valores cobrados a mais em suas faturas referentes a tarifas de esgoto. O assunto já tinha sido tratado na notícia: “Consumidores recebem conta de água e esgoto com o valor zerado”, publicada pelo Diário do Aço no dia 26 de fevereiro.

Conforme explica a empresa, “trata-se de uma compensação para os clientes que, equivocadamente, foram cadastrados como usuários dos serviços de tratamento de esgoto, bem como para aqueles cujos tratamentos dos efluentes domésticos ficaram aquém do requerimento normativo”.

Na comunicação feita ao prefeito, a empresa admite que foram verificadas inconsistências no cadastro comercial da empresa. E isto resultou em distorções em relação aos serviços efetivamente prestados. A companhia dispõe de 58.396 quilômetros de redes de água e 28.969 quilômetros de redes de esgoto no município.

Logo nos primeiros dias de seu mandato como chefe do Executivo e reforçando reivindicações que já havia tornado públicas em sua jornada como vereador na Câmara Municipal, Gustavo Nunes assinalou junto à empresa a sua disposição de rever certos padrões de relacionamento com a prestadora de serviços.

Além de considerar exorbitantes os valores mensais cobrados de muitos dos usuários, pedindo revisão de guias que estariam registrando medições irreais e excessivas, Gustavo Nunes destacou uma equipe técnica do governo para uma reunião com dirigentes da Copasa ainda no mês de janeiro.

Durante o encontro, também foram exigidas da empresa soluções para problemas de falta d’água, melhor padrão de qualidade e agilidade na recuperação de asfaltos onde são abertas valas para serviços diversos.

R$ 14,3 milhões em prejuízos

Um processo administrativo instaurado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) estima que mais de meio milhão de contas de água da Copasa apresentaram inconsistência nos valores apenas no período da pandemia de Covid-19, representando prejuízos de cerca de R$ 14,3 milhões aos consumidores em Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Roberto

06 de março, 2021 | 18:10

“O poder público Municipal de Timóteo não " comprou a briga " .Apenas se manifestou timidamente " . Atuação pífia.
Se for atitudes da Acideconti , SINDEESS , que lutam para o cumprimento da tarifa de esgoto menor e outrora estabelecida no Plano de Saneamento de 2010.
Tem sujeira debaixo do tapete.”

Erinaldo Moreira de Lana

04 de março, 2021 | 07:23

“Na cidade vargem alegre Copasa tá fora do normal pessoa q tava pagando 30 de água a hora está pagando 120 por mês tá abirsudo iso”

Daulas

03 de março, 2021 | 16:02

“Em Timóteo, houve devolução total no mes de. Janeiro, ja em fevereiro veio cobrando a taxa novamente com devolução somente de 10,00”

Envie seu Comentário