01 de março, de 2021 | 16:04

Conselho Nacional de Secretários de Saúde defende toque de recolher em todo Brasil para conter a covid-19

Comunicado pede que a medida seja implementada das 20h às 6h e durante os fins de semana em todos os estados

Divulgação
Entre uma série de medidas defendidas por secretários de Saúde em todo o país está a ampliação da testagem Entre uma série de medidas defendidas por secretários de Saúde em todo o país está a ampliação da testagem

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgou, nesta segunda-feira (1), uma carta na qual pede a adoção imediata de um toque de recolher nacional. O comunicado pede que a medida seja implementada das 20h às 6h nos fins de semana em todos os Estados brasileiros.

Segundo o Conass, a adoção nacional das medidas é necessária devido a “ausência de uma condução nacional unificada e coerente” da pandemia no país.

Os secretários também recomendaram outras ações para reforçar o rigor das medidas de restrição que consideram urgentes para “evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde”. Entre as outras medidas, a carta também sugere o fechamento de praias e bares, adoção de barreiras sanitárias, e ampliação de testagens.

Além do reforço no isolamento social, outras ações foram listadas pelo Conass. Entre elas, está o retorno imediato dos pagamentos do Auxílio Emergencial à população. Na carta, os secretários de Saúde afirmam que as propostas devem ser adotadas por toda a sociedade e englobadas no que descreveram como um “Pacto Nacional pela Vida”.

“Entendemos que o conjunto de medidas propostas somente poderá ser executado pelos governadores e prefeitos se for estabelecido no Brasil um ‘Pacto Nacional pela Vida’ que reúna todos os poderes, a sociedade civil, representantes da indústria e do comércio, das grandes instituições religiosas e acadêmicas do País, mediante explícita autorização e determinação legislativa do Congresso Nacional”, dizem.

A carta é assinada por Carlos Lula, presidente do Conass e secretário de Saúde do Estado do Maranhão.
Nesta terça-feira (2), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-LA) tem reunião agendada com os governadores, quando serão discutidas medidas de combate à pandemia de covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Helena Alves Nogueira

08 de março, 2021 | 23:58

“ORIENTAR E PRESCREVER O TRATAMENTO PRECOCE (O QUAL JÁ É GARANTIDO SUA EFICÁCIA )NÃO SERIA MAIS VIÁVEL E MAIS CERTO ?
AH!! ESQUECI ,É MAIS BARATO. O LUCRO É POUCO.”

Adeilson Matias Moreira

01 de março, 2021 | 18:48

“E se parar o mundo por 10 dias acaba com esse virose porque quem tá com ele não vae gerar mim quem e sara”

Envie seu Comentário