01 de março, de 2021 | 10:58

Inscrições abertas para Festival Sankofa

Evento baseado na Lei Aldir Blanc terá oficinas gratuitas para vários públicos

Estão abertas as inscrições para três oficinas on-line e gratuitas do Festival Sankofa, dedicadas ao universo da contação de histórias. Para se inscrever, basta acessar a ‘bio’ do Festival - @sankofa.festival - no Instagram ou o site do Sympla.

As inscrições poderão ser feitas até as 15h do dia 19 de março. As oficinas serão todas no dia 20 de março, de acordo com a programação, em parceria com o Rizoma Grupo Cultural.

Dani Dornelas/Divulgação
Os integrantes do Rizoma: Roberto Iokel, Sonaly Torres e Gilson MagnoOs integrantes do Rizoma: Roberto Iokel, Sonaly Torres e Gilson Magno
Sonaly Torres, idealizadora do projeto, conta que foi buscar a inspiração para o nome do festival no universo das histórias africanas. “A palavra Sankofa tem origem em um símbolo africano ganês, o Adinkra, que reforça a importância da experiência passada como um guia para o futuro”, diz.

O objetivo é promover a circulação e a difusão da contação de histórias em articulação com outras linguagens artísticas. O festival utiliza recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020, um um espaço de articulação e capacitação de contadores e ouvintes na promoção e difusão da oralidade.

Programação das Oficinas:
- 9h - Teatro de Formas Animadas, com Gilson Magno
Público-alvo: crianças a partir de nove anos

Dani Dornelas/Divulgação
Com todos os cuidados, equipe prepara os detalhes do Festival SankofaCom todos os cuidados, equipe prepara os detalhes do Festival Sankofa
Vai propor exercícios de expressividade com diferentes materiais e o passo a passo para a confecção de fantoches, da criação do personagem à contação da sua história.

Inscrições na bio do Instagram @sankofa.festival e no site https://www.sympla.com.br/teatro-de-formas-animadas-oficina-de-contacao-de-historias__1125421

- 14h -Aconchego, com Sonaly Torres
Público livre
Voltada para as famílias, propõe atividades lúdicas que permitam vivenciar a contação de histórias em casa.

Inscrições na bio do Instagram @sankofa.festival e no site https://www.sympla.com.br/aconchego-oficina-de-contacao-de-historias__1125389

- 17h - Corpo brincante, com o Grupo Rizoma Cultural
Público-alvo: crianças a partir de nove anos, jovens, adultos, contadores de histórias e educadores. Propõe práticas para soltar o corpo, brincar, batucar e contar histórias com experimentação de recursos sonoros e brincadeiras cantadas.

Inscrições na bio do Instagram @sankofa.festival e pelo site https://www.sympla.com.br/corpo-brincante-oficina-de-contacao-de-historias__1125422.

Dani Dornelas/Divulgação
A produtora cultural Sonaly Torres idealizou o SankofaA produtora cultural Sonaly Torres idealizou o Sankofa
Além das oficinas on-line, atividades nas mídias sociais do Sankofa vão incluir os quadros “Giro de histórias”; “lê viva meu mestre!”, “Causos do Sô Joaquim”; Sankofa convida, lives e sorteios.

O Giro de Histórias é um espaço de interatividade e qualquer pessoa que queira e cumpra as regras do regulamento poderá participar, bastando enviar um vídeo de até cinco minutos contando uma história utilizando a hashtag #girodehistoriasankofa, como descreve o regulamento.

O público vai tecer com os organizadores a rede de histórias do Festival Sankofa. Os três vídeos mais votados pelo público receberão prêmios. Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas pelo telefone (31) 98894-0005 ou pelo Instagram @sankofa.festival.

SERVIÇO:
Festival Sankofa — oficinas gratuitas e on-line
Inscrições abertas até 19 de março
bio do Instagram — @sankofa.festival
Sympla: https://www.sympla.com.br
Telefone: (31) 98894-0005
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário