27 de fevereiro, de 2021 | 18:26

Adesão de alunos supera expectativas no retorno às aulas em Ipatinga

Divulgação
Os primeiros alunos a iniciarem sua rotina de estudos e aprendizado dentro do ano letivo de 2021 foram os da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental IIOs primeiros alunos a iniciarem sua rotina de estudos e aprendizado dentro do ano letivo de 2021 foram os da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II

A primeira semana de retorno às aulas semipresenciais da rede municipal de Ipatinga é comemorada por professores, alunos e pais, com uma adesão presencial de mais de 60% dos estudantes. Aproximadamente 4.600 alunos participaram das atividades presenciais que tiveram início no dia 22 de fevereiro. Todas as unidades escolares foram especialmente preparadas para receber os estudantes cujas famílias optaram pelo ensino presencial, nesse primeiro momento, e a resposta foi muito positiva. O balanço foi apresentado neste sábado pela Secretaria de Educação do município.

Os primeiros alunos a iniciarem sua rotina de estudos e aprendizado dentro do ano letivo de 2021 foram os da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os pais puderam definir se os filhos frequentariam as aulas no formato semipresencial ou somente remoto.

Na próxima segunda-feira (1), será a vez das crianças de três anos, do Maternal III, entrarem em atividade, conforme o plano municipal de retorno gradual às aulas. E, em 15 de março, iniciam-se as turmas de Maternal I e II (de dois e um ano de idade) e Berçário.

Fabirlene Almeida Santos, mãe do aluno Rafael Almeida, matriculado na Escola Municipal Everson Magalhães Lage, comemora o retorno às aulas e explica o encantamento ao conferir as adaptações realizadas pelo município para receber os alunos. “Fui pessoalmente à escola e posso garantir que os protocolos estão sendo seguidos tanto pelos alunos quanto pelos profissionais da educação. Estou muito feliz com o retorno às aulas presenciais”, destacou.

De acordo com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, as adaptações feitas nas escolas não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança para a saúde, mas também levaram em consideração padrões mais humanizados de acolhimento dos alunos. “Quero agradecer a confiança dos pais e ressaltar a importância deste retorno das crianças às salas de aula. Fiquei contente com a adesão dos alunos nas escolas, e claro que espero que com os pais vendo o trabalho sério em relação aos protocolos sanitários a adesão seja cada semana maior. Este retorno é muito importante e está sendo feito com muito carinho e cuidado”, reforça Nunes.
Divulgação
Distanciamento social é medida adotada dentro e fora das salas de aulaDistanciamento social é medida adotada dentro e fora das salas de aula

Novo cenário

O chefe do Executivo acrescenta: “Diante do novo cenário, imposto pela pandemia da Covid-19, já era esperado que as escolas se deparassem com novos e complexos desafios, que só poderão ser devidamente enfrentados se houver apoio de outras áreas. Ou seja, uma resposta adequada do poder público na Educação só virá com um esforço amplamente intersetorial. E a prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo um trabalho de grande dedicação e comprometimento para garantir que os estudantes, professores e todos os trabalhadores envolvidos no retorno às aulas presenciais desempenhem suas atividades com toda a segurança”.

Protocolos
Toda unidade escolar está aferindo a temperatura de todos que entram nos estabelecimentos, as carteiras estão com distanciamento de 1,5 metro, e foi instalado ‘dispenser’ de álcool em gel na entrada e também nas salas de aula. A limpeza das áreas comuns está reforçada e acontecendo várias vezes ao dia.

O horário do lanche ocorre em escala e os alunos usam mesas adaptadas com divisórias em acrílico, para proteção de possíveis contaminações ou contatos diretos. As escolas contam ainda com tapetes sanitizantes em pontos estratégicos, conclui a nota enviada pela administração municipal.

Divulgação
Os pais puderam definir se os filhos frequentariam as aulas no formato semipresencial ou somente remoto; governo afirma que adesão foi surpreendente Os pais puderam definir se os filhos frequentariam as aulas no formato semipresencial ou somente remoto; governo afirma que adesão foi surpreendente

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ferreira

01 de março, 2021 | 09:33

“Não pretendo levar meus filhos pra escola, no ano passado morreram 300 pessoas de covid em Ipatinga, esse ano, já foram quase 80, está nítida a piora da pandemia, já que é assim, ano passado não precisava ter parado”

Valdirene

27 de fevereiro, 2021 | 19:38

“Em relação das crianças na creche não tô de acordo em relação do hr não tenho crianças na creche nem menores porém falo pelas mães que precisam trabalhar e precisam da ajuda da "creche" como uma mãe que trabalha o dia inteiro tem condições de deixar sua criança de 7 as 11hrs por favor Gustavo Nunes ajude aí né”

Envie seu Comentário