27 de fevereiro, de 2021 | 16:59

Operação O2 da PF prende dois em Montes Claros por furto de respiradores em hospital

Divulgação PF
Investigação da PF recuperou em São Paulo um dos respiradores furtados em hospital de Montes Claros, o outro foi devolvido pelo próprio enfermeiro acusado do furto Investigação da PF recuperou em São Paulo um dos respiradores furtados em hospital de Montes Claros, o outro foi devolvido pelo próprio enfermeiro acusado do furto

A Polícia Federal confirmou que prendeu, neste sábado (27), duas pessoas por envolvimento com o furto de dois respiradores da Santa Casa, em Montes Claros, Norte de Minas. Os aparelhos fazem parte de um lote adquirido com recursos do Governo Federal para o combate aos efeitos do coronavírus. Os respiradores são indispensáveis aos pacientes que enfrentam a crise respiratória em função dos efeitos da covid-19 no pulmão.

Conforme divulgado pelo jornal Estado de Minas, os dois aparelhos foram furtados por um enfermeiro do pronto socorro do hospital em Montes Claro. Ele foi preso na Operação “O2” da Polícia Federal na manhã deste sábado, com outro suspeito de envolvimento no crime, cuja identidade não foi divulgada pela PF.

O fato aconteceu justamente no momento em que a Santa Casa enfrentava superlotação por causa do aumento de casos graves da Covid-19. Sem vagas nos leitos hospitalares, o município adotou toque de recolher e passou a destinar todos os recursos hospitalares na tentativa de salvar vidas na pandemia. As medidas mais restritivas das atividades econômicas e da circulação de pessoas serão adotadas por 10 dias.

Com o desaparecimento dos dois respiradores na Santa Casa, o hospital de referência na região, conveniado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte de Minas, foi acionada a Polícia Federal para ajudar na apuração. O caso foi descoberto na semana anterior.

Com o anúncio da chegada da PF um dos respiradores foi devolvido à Santa Casa pelo próprio enfermeiro envolvido no furto, que foi demitido da instituição. O outro respirador foi recuperado em São Paulo, junto ao fabricante, que tinha recebido o equipamento para manutenção e foi informado pela Santa Casa sobre o furto.

Conforme a Policia Federal, o respirador extraviado tinha sido vendido por R$ 25 mil (o nome do comprador não foi divulgado), bem abaixo do preço médio do equipamento no mercado, atualmente, que gira em torno de R$ 100 mil.

O delegado Gilvan de Paula, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, informou que as investigações ainda serão aprofundadas para apurar se existem outras pessoas envolvidas no desvio. Também será apurada a existência de um “mercado informal” de respiradores, dada a demanda elevada dos equipamentos no momento em que se agravam os casos mais graves de covid-19 em todo o país.

Mochilas

No total, a Santa Casa dispõe de 120 respiradores instalados em seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras unidades clínicas. Os dois aparelhos foram furtados, de cada vez, colocados em mochilas por um enfermeiro. A conclusão saiu da avaliação de imagens de câmeras de segurança da instituição hospitalar.

Divulgação
Direção da Santa Casa descobriu os dois furtos na semana passada e acionou a PF para as investigaçõesDireção da Santa Casa descobriu os dois furtos na semana passada e acionou a PF para as investigações

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário