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26 de fevereiro, de 2021 | 08:00

Consumidores recebem conta de água e esgoto com o valor zerado

Reprodução
Moradora do bairro Ideal não entendeu o motivo da conta da Copasa ter chegado zerada a sua casa  Moradora do bairro Ideal não entendeu o motivo da conta da Copasa ter chegado zerada a sua casa
Com atualização às 17h do dia 27/02

Casos em que o valor da conta da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) veio acima do normal são bastante frequentes. Entretanto, situações em que a conta chegou com o valor zerado é inusitado. Isso foi o que ocorreu com a dona de casa Kenia Spíndula, de 43 anos, que é moradora da rua Pixinguinha, no bairro Ideal, em Ipatinga. A consumidora procurou a reportagem do Diário do Aço após receber sua conta zerada no início desta semana. E ela não foi a única.

Conforme Kenia, essa foi a primeira vez que recebeu a conta da Copasa sem algum valor. “Não entendi o que aconteceu. Não fui informada sobre esse desconto na conta. Nesses últimos meses, a cobrança estava vindo com o valor normal e eu também sempre pago dentro do prazo de vencimento”, destacou.

A dona de casa também informou que na conta deste mês veio informando que os valores foram devolvidos por determinação da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). “Além dessa informação, há um comunicado segundo o qual na próxima conta haverá outro desconto. Tenho dois vizinhos que também receberam suas contas zeradas neste mês e que não entenderam o motivo disso ter ocorrido”, afirmou.

Resposta
Em nota enviada ao Diário do Aço, a Copasa informou que, no caso em questão, trata-se de uma devolução de valores referentes à tarifa de esgoto, após um processo administrativo instaurado pela Agência Reguladora. "Por motivo de problemas técnicos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) da cidade (Ipatinga), os usuários, que estão nesse processo administrativo, receberam essa devolução", informou.

Arsae

A estimativa da agência reguladora é que mais de 559.847 contas de água Copasa apresentaram inconsistências nos valores durante a pandemia e podem ter provocado prejuízo a cerca de 14,3 milhões aos consumidores em Minas Gerais. A Arsae abriu um procedimento administrativo para apurar a situação e, nos casos confirmados, haverá necessidade de retificação das contas.

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Comentários

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Adna de Oliveira e Silva

27 de fevereiro, 2021 | 12:46

“A minha conta também veio zerada este mês chego ontem 25/03/2021 tomara que mês de abril não vem cobrando nada além do que for justo porque mês passado da minha vizinha estava zerada este veio no valor 284 reais nos moramos na Av orquídea no bairro bom Jardim.”

Cris

26 de fevereiro, 2021 | 10:54

“Mais em compensação na próxima vem arregaçando .
Mês anterior a minha veio zerada e esse mês veio com 15% a mais q o valor de costume.”

Jack

26 de fevereiro, 2021 | 09:28

“Sinceramente, uma Empresa estatal como a Copasa, usada há vários anos como cabide de Emprego por todos os últimos governos, que utiliza dos cargos comissionados da Empresa para negociatas políticas no Estado e que constantemente explora os usuários com cobranças abusivas, está mais que provado que não vale a pena mantê-la sob a responsabilidade direta do Estado.

Concordo com o Governador Zema, Privatização Já !!!!”

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