25 de fevereiro, de 2021 | 11:14

Na tela, os futuros presentes

Mostra com obras do cinema europeu é disponibilizada pelo SescSP em meio virtual

Até o dia 17 de março, o CineSesc recebe uma programação especial de títulos que integram a Mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus, uma parceira do Sesc São Paulo com a European Union National Institutes for Culture (Eunic).

A Eunic é uma rede de institutos culturais europeus que visa fortalecer a colaboração entre instituições e intensificar a cooperação e o diálogo com as realidades culturais locais nos países nos quais atua.

Divulgação/ACS SescSP
Em Música e Apocalipse, Phoebe deve descobrir o que há por trás de uma pesquisaEm Música e Apocalipse, Phoebe deve descobrir o que há por trás de uma pesquisa
Instituições de sete países participantes do projeto - Alemanha, Reino Unido, Suíça, Espanha, Dinamarca, Itália e França - disponibilizarão um filme cada, a ser exibido na mostra online, cuja proposta curatorial é, além de entreter, levar a refletir sobre assuntos relevantes do debate global contemporâneo.

O polo EUNIC São Paulo reúne a Aliança Francesa, British Council, Consulados da França e da Suíça e institutos Cervantes, Cultural da Dinamarca, Italiano de Cultura e Goethe-Institut.

Já estão disponíveis na plataforma do Sesc Digital os filmes "Música e Apocalipse" (disponível por 30 dias) e "A Grande Muralha Verde" (até 600 visualizações). No dia 3 de março será a vez de "Cidadão Nobel" (estará disponível durante sete dias) e "Antártida: Uma Mensagem de Outro Mundo" (disponível por 30 dias).

No dia 10 de março virão "Vênus: Vamos Falar de Sexo" e "Selfie" (ambos estarão disponíveis para até 1.000 visualizações). E fechando a mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus, no dia 17 de março, entrará em cartaz a obra "O que nos Move?", que estará disponível ao público por 14 dias. Os filmes são exibidos no endereço sescsp.org.br/futurospresentes.

Filmes já disponíveis
Na obra de ficção alemã "Música e Apocalipse", de Max Linz, a cientista climática Phoebe Phaidon é contratada pelo Instituto de Cibernética da Universidade de Berlim para tocar o seminário "Introdução a Estudos de Simulação", de Brenda Berger, chefe do instituto.

Por sua vez, o professor Alfons Abstract-Wege alavanca um projeto sobre controle nutricional. Os alunos de Phoebe, entretanto, suspeitam da pesquisa, interrompem o trabalho e ocupam a biblioteca da universidade.

Phoebe terá que ir a uma conferência na Polônia com seu colega Julius Kelp para decifrar o segredo por trás do apocalipse iminente. Classificação indicativa: 14 anos.

Divulgação/ACS SescSP
Inna Modja, cantora e ativista do Mali, faz uma jornada épica pela Grande Muralha VerdeInna Modja, cantora e ativista do Mali, faz uma jornada épica pela Grande Muralha Verde
O documentário do Reino Unido "A Grande Muralha Verde", de Jared P. Scott, contou com a produção-executiva do brasileiro Fernando Meirelles.

A obra acompanha Inna Modja, cantora e ativista do Mali, numa jornada épica pela Grande Muralha Verde da África, que visa implantar um "muro" de 8.000km de árvores por toda a largura do continente para restaurar a terra e fornecer um futuro para milhões de pessoas.

Modja atravessa Senegal, Mali, Nigéria, Níger e Etiópia, passa pela região do Sahel e mostra as graves consequências da degradação do solo e a aceleração da mudança climática.

A muralha visa combater o aumento da desertificação, a seca, a escassez de recursos, a radicalização, os conflitos e a migração. O documentário foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2019. Classificação indicativa: 12 anos.

Saiba mais em https://www.sescsp.org.br/sescdigital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário