24 de fevereiro, de 2021 | 13:47

Governo de São Paulo decreta restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado

São Paulo atingiu maior número de pacientes internados em UTIs por covid-19 desde o início da pandemia

Reprodução de vídeo
''É um recorde histórico desde fevereiro do ano passado, quando tivemos o primeiro caso de covid no Brasil e no estado de São Paulo'', disse o governador do Estado de São Paulo João Doria''É um recorde histórico desde fevereiro do ano passado, quando tivemos o primeiro caso de covid no Brasil e no estado de São Paulo'', disse o governador do Estado de São Paulo João Doria

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) que irá restringir a circulação das 23h às 5h em todo o estado, como forma de conter o avanço da pandemia de covid. A medida foi anunciada depois que o estado atingiu o maior número de pacientes internados em UTIs com a covid-19 em toda a pandemia. O decreto vale do dia 26 de fevereiro ao dia 24 de março. A informação foi publicada pela CNN.

Além da restrição de circulação no período noturno, fica proibido aglomeração em qualquer horário. Serão aplicadas multas por descumprimento das medidas.

O governador João Doria (PSDB) argumentou que não foram adotadas medidas mais restritivas durante o dia porque as pessoas tendem a beber menos nesse horário e estão dedicadas ao trabalho.

Até esta segunda (22), havia 6.410 pacientes internados em leitos intensivos. Antes, o maior número havia sido de 6.250, em julho de 2020.

“É um recorde histórico desde fevereiro do ano passado, quando tivemos o primeiro caso de covid no Brasil e no estado de São Paulo”, disse o governador do Estado de São Paulo João Doria.

O coordenador do Centro e Contigência do Covid-19, Paulo Menzes, avalia que o aumento no número de internações ocorreu por causa das aglomerações ocorridas durante o período do carnaval, mas também pela circulação da variante de Manaus do novo coronavírus em São Paulo.

“Isso é consequência, provavelmente, da aglomerações que ocorreram há 10 dias, mas pode haver mais fatores”, afimrou Paulo Menezes.

O governo do Estado anunciou a criação de uma força tarefa de fiscalização formada pelas vigilâncias sanitárias municipal e do estado, pela Polícia Militar e pelo Procon.

Dentre as medidas anunciadas pela PM para coibir as violações, serão realizadas blitz, informes com uso de viaturas da polícia e encremento do policiamento com apoio da Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DEOP) da Polícia Civil.

O governador João Doria afirmou que a prioridade da força-tarefa será a de coibir a realização de festas clandestinas.

"Quem infringir o decreto comete uma infração pluriofensiva, pois infringe o Código Penal, o Código do Consumidor, normas da Prefeitura e normas sanitárias", afirmou Fernando Capez, diretor executivo do Procon.

Vacinação

O governador João Doria anunciou que serão entregues mais 900 mil doses da vacina Coronavac - desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan - ao Ministério da Saúde para integrar o programa nacional de imunização.

O governo de São Paulo promete entregar 15,4 milhões de doses da vacina da Covid-19 à pasta da Saúde até o dia 5 de março, totalizando 46 milhões doses encaminhadas ao Sistema Nacional de Imunização até o dia 30 de abril.

Doria autorizou o Instituto Butantan a encomendar novas remessas de insumos para a produção da vacina Coronavac. O governador afirmou que vai deixar de realizar negócios exclusivos com o Ministério da Saúde para distribuir doses do imunizante a outros estados e para priorizar o estado de São Paulo.

© Rovena Rosa/Agência Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário