Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de fevereiro, de 2021 | 17:26

Comissão discute retorno às aulas presenciais em Santana do Paraíso

Divulgação
Durante reunião, foi discutido os protocolos a serem adotados em uma possível volta presencial às aulasDurante reunião, foi discutido os protocolos a serem adotados em uma possível volta presencial às aulas

A Comissão de Trabalho Intersetorial da Pandemia da Covid-19 de Santana do Paraíso, composta por autoridades de diversas instituições e por membros da sociedade civil, reuniu-se na Escola Municipal José Dias Bicalho Filho, no Centro, no início da semana, para debater protocolos relacionados ao futuro retorno de aulas presenciais no município, que em um primeiro momento ocorrerá de forma híbrida (que mescla ensino remoto e presencial). No momento, a Comissão está traçando metas e debatendo questões essenciais para a garantia de um retorno seguro de alunos, educadores e demais envolvidos, informa o governo municipal.

Inicialmente, as aulas retornarão de forma híbrida, em etapas de revezamento, sendo garantido o ensino presencial e o remoto (com material impresso, caderno de atividades e livro didático). Os pais ou responsáveis poderão optar por permanecer no ensino remoto. Aos estudantes pertencentes a grupos de risco, será permitido permanecer em ensino remoto.

O retorno às aulas presenciais demandará uma série de medidas contra a covid-19, como aferição de temperatura dos alunos e profissionais da Educação; uso de máscara; respeito ao distanciamento social; uso de tapetes sanitizantes nas escolas; higienização das superfícies, espaços e objetos; materiais de uso individual; entre outras ações.

A secretária municipal de Educação, Janice Alves da Silva, lembrou que Santana do Paraíso conta hoje com quase 2,5 mil alunos matriculados na rede pública municipal. Deste total, 460 fazem uso do transporte escolar oferecido pela prefeitura. “O retorno das aulas presenciais precisa ser feito de forma segura. Precisamos debater e garantir vários aspectos que garantam os cuidados de saúde. É necessário garantirmos segurança no transporte, nas escolas. É preciso conscientizar as famílias dos alunos, para que elas sejam nossas parceiras nesse projeto de retorno às aulas presenciais. Não há uma data precisa para este retorno ocorrer, mas estamos nos organizando para retornarmos de forma segurança”, enfatiza.

O governo local contou com representantes de várias secretarias para a reunião. “As recomendações e as ações da área da Saúde, por exemplo, serão fundamentais para nortear nossos próximos passos. A Assistência Social fará o levantamento de vulnerabilidade social junto às famílias. A Secretaria de Obras fará reformas pontuais nos CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e outras unidades escolares. Enfim, é um trabalho multitarefa que envolve toda a administração municipal”, afirma Janice.

A próxima reunião da Comissão de Trabalho Intersetorial deve ocorrer no dia 12 de março. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde vai entregar um caderno de projetos com as demandas sugeridas, conforme os protocolos sanitários, para que todas as áreas possam ter conhecimento das medidas a serem adotadas para o adequado retorno das aulas presenciais.

Início do ano letivo
Em alinhamento com a Resolução 4.494, de 5 de fevereiro de 2021, da Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG), o município de Santana do Paraíso optou redefinir as datas do início do ano letivo, que vai começar na modalidade de ensino remoto. As aulas da Educação Infantil (Maternal I e II e Pré-Escola 4 e 5 anos) começam nesta quarta-feira (24). Já as aulas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão começar no dia 8 de março.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário