22 de fevereiro, de 2021 | 11:04

Luzes, pipoca, câmera e ação...

1ª Mostra Los Películas de Audiovisual do Vale do Aço será aberta hoje

O Los Películas Cine Clube promove a sua 1ª Mostra de Audiovisual não competitiva, que reúne filmes curtas e longas-metragens visando incentivar e estimular a produção do Vale do Aço.

A partir desta terça (23) e até quinta-feira (25), sempre às 19h30, serão exibidos 10 títulos. Após cada sessão haverá um debate com os diretores das obras selecionadas. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo link http://meet.google.com/uzk-ecjz-tmv.

Divulgação/ACS CCLP
A magia da transformação será exibido no primeiro dia do eventoA magia da transformação será exibido no primeiro dia do evento
Na abertura da Mostra, nesta terça-feira, três obras serão mostradas, a começar com o documentário “A Magia da Transformação” (2020 – 30’), que tem direção de Andrés Gonzales e David Romeros, e apresenta a união entre cooperativas de reciclagem e um grupo de visionários de São João Del Rei, que, com a ajuda de um software chamado “Cata Fácil”, deu autonomia aos catadores e à cooperativa local.

Em seguida virão duas obras do diretor Léo Coessens: a primeira será “3 X Clarice” (2020 – 25’), uma trilogia de curtas experimentais inspirados em textos breves e homônimos de Clarice Lispector, “Verão na Sala”, “Era uma Vez” e “Geleia Viva”, protagonizados pela atriz Bárbara Pavione.

Depois será a vez de “A Quinta História” (2020 – 25’), um experimento audiovisual do Coletivo Aberto de Teatro, baseado no conto homônimo de Clarice Lispector, que em diferentes narrativas mostra uma mulher que busca matar baratas de forma incansável.

Divulgação/ACS CCLP
Cena de O sono rancoroso dos minériosCena de O sono rancoroso dos minérios
Na quarta-feira (24), o artista visual Rodrigo Zeferino apresenta “O Sono Rancoroso dos Minérios” (2020 – 6’35”), por meio do qual prossegue com sua investigação sobre a relação de seu estado de origem, Minas Gerais, com a abundância de sua riqueza mineral.

Depois disso virá “Tá Tinindo” (2018 – 28’), dirigido por Bruno Sanábio, formado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA. O curta apresenta a relação entre a indústria siderúrgica e a cidade.

O documentário “Senta a Pua”, dirigido por Nilmar Lage e Thiago Moreira (2014 – 43’), vai fechar as exibições da segunda noite, e exibe relatos sobre o massacre de Ipatinga, ocorrido em 7 de Outubro de 1963.

Na quinta-feira (25), fechando mostra, a curadoria do Los Películas vai exibir “Dias de Chuva” (2018 - 3’56”) e Jardim Encantado (2019 – 4’), cujos roteiristas foram as crianças Alexandre Augusto e Keven Jonathan, respectivamente, dirigidos por Sheila Rodrigues, parte do projeto Cinema Luz, Câmera & Ação, iniciativa da Biblioteca da Escola Municipal Newton Amaral Franco, localizada em Contagem.

Divulgação/ACS CCLP
Em Senta a Pua, novos personagens dão sua versão de um fato polêmicoEm Senta a Pua, novos personagens dão sua versão de um fato polêmico
Depois virá “Dias Não Virou Noite” (2015 – 17’), de Nilmar Lage, Thiago Moreira e Goretti Nunes, que conta a história de Jeremias Amaral Dias, que ficou cego aos 19 anos. Jeremias fala do passado, família, as lembranças, os amigos e o cotidiano.

“História das Pontes do Médio Rio Doce e Colar Metropolitano do Vale do Aço (17’43”), dirigido por Mário de Carvalho, vai encerrar a Mostra Los Películas de Audiovisual do Vale do Aço.

O documentário mostra histórias das pontes da região do Médio Rio Doce, Piracicaba, Santo Antônio e outros cursos de água, responsáveis pela mobilidade e integração de uma das mais importantes regiões industriais de Minas Gerais.

A curadoria do Los Películas é feita por Márcio Castro, Camila Mendonça, David Romeros, Andrés Gonzales, Beto de Oliveira, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti, Éderson Caldas e Marilda Lyra.

SERVIÇO:
1ª Mostra Los Películas de Audiovisual do Vale do Aço
Exibição de filmes curtas e longas-metragens
De terça (23) a quinta-feira (25) – 19h30
Link http://meet.google.com/uzk-ecjz-tmv
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário